INÉDITO
Cobra fala? Vocalização de serpente é registrada por cientistas brasileiros; ouça
Pesquisadores fizeram o primeiro registro de som de cobra na América do Sul e publicaram estudo sobre o caso
Última atualização: 14/12/2023 11:48
Um registro inédito foi feito por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) durante uma pesquisa de campo realizada em 2021. Eles encontraram uma cobra papa-lesma e decidiram filmar o animal para capturar o seu hábito de esconder a cabeça, que é uma característica comum dessa espécie.
Porém, acabaram gravando algo inédito na América do Sul: a emissão de som de uma cobra. O barulho é descrito como semelhante a brinquedo de bebê. A descoberta e a descrição do comportamento do animal foram publicadas na revista científica Acta Amazônica.
A cobra papa-lesma também é conhecida como dormideira, falsa-jararaca e jararaquinha-do-brejo. Ela vive na Amazônia, principalmente em regiões de transição entre o bioma e o cerrado. O desmatamento que acontece por ali coloca a espécie em risco.
Os pesquisadores relatam no estudo que inicialmente quando escutaram o som da papa-lesma imaginaram que fosse de algum outro animal. No entanto, após diversas pesquisas, descartaram essa hipótese.