PREVISÃO DO TEMPO

CICLONE: Veja quando e onde o fenômeno irá se intensificar no RS

Ciclone extratropical deve vir acompanhado de uma frente fria

Publicado em: 24/12/2023 16:28
Última atualização: 24/12/2023 16:30

Entre o fim da noite deste domingo (24) e a madrugada de segunda-feira (25), um ciclone extratropical vai se formar sobre o território gaúcho, junto com a chegada de uma frente fria. A previsão indica risco de chuva forte no dia de celebração do Natal, com ventos acima de 70 quilômetros por hora e queda de granizo. 

CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A COBERTURA SOBRE O CICLONE NO RIO GRANDE DO SUL


Outros ciclones já atingiram o RS neste ano Foto: Prefeitura de Gravataí

O fenômeno deve se intensificar sobre o Oceano Atlântico, na costa gaúcha. "A convergência de umidade associada ao processo de formação deste sistema e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios do sul dão origem à formação de áreas de instabilidade sobre grande parte da Região Sul, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo", disse o alerta do Inmet.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

As rajadas de vento podem ficar entre 80 e 100 quilômetros por hora na faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26). Nesse dia, na faixa leste da Região Sul e nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, também haverá ventos fortes.

Frente fria

Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com vento frio e seco, favorece a queda nas temperaturas nos três Estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste, incluindo parte de São Paulo.

Em Santa Catarina, o meteorologista Caio Guerra, da Defesa Civil estadual, alertou na sexta-feira para o tempo instável no fim de semana, com risco de temporais acompanhados de rajadas de vento e raios. "Essas condições podem provocar transtornos, como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica, assim como alagamentos e enxurradas pontuais", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasil
Matérias Relacionadas