A primeira-dama, Rosângela da Silva, também conhecida como Janja, deve viajar ao Rio Grande do Sul acompanhada de uma comitiva de ministros na próxima quinta-feira (28), para visitar as áreas impactadas pelas enchentes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da visita ao Estado. A informação foi confirmada nesta terça (26) pelo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta.
Inicialmente agendada para quarta-feira (27), a viagem foi reprogramada devido a uma reunião confirmada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Eduardo Leite (PSDB), em Brasília.
A visita da primeira-dama é encarada como medida paliativa diante das críticas que Lula vem recebendo por não comparecer ao Estado após as cheias do início de setembro – a maior tragédia climática da história recente do Rio Grande do Sul.
O Palácio do Planalto, justifica que ocorreram “conflitos de agenda” nas duas visitas de comitivas do governo federal ao Estado. Na mais recente, em 10 de setembro, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, que estava como presidente interino, integrou a comitiva acompanhado de oito ministros.
Desta vez a ausência de Lula, segundo informações do Planalto, ocorre devido a uma série de exames agendados para esta semana, antecedentes a uma cirurgia no quadril, a que será submetido na próxima sexta-feira (29).
Comitiva
O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, além de Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Pimenta (Secom), devem compor a comitiva, assim como representantes das pastas da Saúde e Educação. A Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também devem ser representadas.
LEIA TAMBÉM