EFEITOS
CICLONE: Formação do fenômeno no RS provoca vento de 104 km/h em São Paulo; entenda
Temporal atingiu a capital paulista na tarde desta sexta-feira (3) e causou estragos
Última atualização: 03/11/2023 23:37
A formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (3) causou diversos estragos em cidades na região norte do Estado. Iraí, Nonoai, Barão de Cotegipe, Tupanci do Sul e Barra do Rio Azul foram afetadas por grande volume de chuva. Neste último município, uma viatura da Brigada Militar for arrastada pela forca da água em enchente.
No entanto, os efeitos do fenômeno também foram sentidos em outros Estados. Por volta das 16 horas, um temporal intenso atingiu a cidade de São Paulo. Chuva e vendaval causaram transtornos na capital paulista, como falta de energia elétrica e quedas de árvores, inclusive em cima de automóveis.
Conforme a MetSul Meteorologia, as rajadas de vento medidas no Aeroporto de Congonhas chegaram a 104 km/h. Em São Paulo bentos acima de 100 km/h não são comuns na capital, onde os temporais costumam provocar chuva torrencial nos meses de verão com muitos alagamentos.
Cidades do interior paulista também registraram ventanias nesta sexta. As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram até 16h desta sexta-feira de 90 km/h em Lins, 87 km/h em São Miguel Arcanjo, 84 km/h em Itapeva e Bauru, e 78 km/h em Valparaíso. Vento muito forte atingiu também a Baixada Santista com estragos.
O que causou esse temporal?
De acordo com a Metsul, uma linha de instabilidade pré-frontal associada ao ambiente chamado de ciclogenético (de formação de um ciclone) se formou a partir de nuvens carregadas que se deslocaram do estado do Paraná para o Oeste e o Sul do território paulista com chuva intensa, muitos raios e vendavais.
O que esperar das próximas horas
A instabilidade deixará a cidade de São Paulo neste fim de semana. O tempo ficará melhor a medida que o ciclone na costa gaúcha impulsiona uma massa de ar seco e frio para o estado paulista. O sábado deve retornar ainda neste sábado (4). No domingo, ele deverá predominar com nuvens esparsas enquanto na segunda-feira (6) o tempo deverá permanecer aberto e seco.
Os paulistas devem se preparar para o frio.. Previsão de mínimas oficiais de 13ºC no domingo, 11ºC na segunda-feira e 12ºC a 13ºC na terça-feira, entretanto alguns bairros da capital paulista terão marcas abaixo dos 10ºC. A tarde de sábado ainda não é fria, mas o domingo e a segunda terão máximas baixas para o mês de novembro.