PREVENÇÃO

CICLONE: Como os municípios do Vale do Caí se preparam após alerta para "inundação e danos materiais"

Comunicado da Defesa Civil adverte para o risco de tempestades e chuva volumosa na região

Publicado em: 25/09/2023 22:18
Última atualização: 17/10/2023 22:30

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta na tarde desta segunda-feira (25) para as cidades dos Vales do Caí e do Taquari devido à formação de um ciclone extratropical. O comunicado adverte sobre o risco de temporais com descarga elétrica, eventual queda de granizo, fortes ventos e grandes volumes de chuva, que podem ocasionar transtornos como inundações e danos materiais.


Defesa Civil de Montenegro alerta moradores para risco de nova inundação Foto: Defesa Civil de Montenegro/Divulgação

O prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio Campani, assegurou que a cidade está pronta para enfrentar a situação, com caminhões preparados para recolher famílias ribeirinhas, se isso for necessário. “Às 18 horas desta segunda-feira (25), o nível do Rio Caí estava em 7,92 metros, e ele atinge a cota de inundação em 10,50m. Temos aí quase três metros de margem de segurança, e acredito que isso não irá acontecer porque, até começar a chover, o rio já terá baixado mais um pouco”, afirma.

Campani estima que não haverão remoções, mas se houverem, as famílias serão levadas para abrigos em ginásios equipados com roupas, cobertores e alimentos. “Na última enchente, removemos quase 80 famílias em um trabalho preventivo que começamos a partir do momento em que o rio atingiu nove metros", disse.

O coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Clóvis Eduardo Pereira, também ressaltou a preparação da cidade: "Estamos trabalhando com prevenção desde que fomos notificados do Alerta e tomamos as medidas de precaução. Nosso Plano de Contingência abrange a montagem do abrigo, equipes de ações rápidas para dar a melhor resposta junto à comunidade”. O Rio Caí estava em 5.49m às 20 horas, mantendo-se estável desde a manhã. A cota de inundação é a partir de 6 metros.

Em Bom Princípio, o coordenador da Defesa Civil, Paulo Mayer Portinho, explicou que foi feita uma reunião nesta segunda, inclusive com representantes da cidade de Feliz, e que no momento não há com o que se preocupar. “Estamos em alerta sim, mas o risco não é tão iminente até então. Provavelmente amanhã a gente vai ter uma notícia mais firme quanto a isso, porque vai começar a bloquear lá pra baixo e começar a dar o efeito reverso”, completa.

Conforme a Sala de Situação da Defesa Civil do Estado, o prognóstico meteorológico tem validade até quarta-feira (27). "Os órgãos municipais receberam as informações para que as Defesas Civis de cada cidade possam, se necessário, acionar os seus Planos de Contingência e adotar medidas preventivas de minimização dos impactos decorrentes dos transtornos associados às fortes chuvas", explicou o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.

Lista de cidades notificadas 

No Vale do Caí, receberam a notificação Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Harmonia, Feliz, São José do Hortêncio e Vale Real.

Já no Vale do Taquari, os municípios notificados foram São Valentim do Sul, Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Colinas, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Taquari.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas