PREVISÃO DO TEMPO

CICLONE: Chuva, temporais isolados e vento forte; veja o que esperar do tempo a cada dia desta semana

Fenômeno não atuará só na região Sul do Brasil. Confira

Publicado em: 23/10/2023 14:50
Última atualização: 23/10/2023 14:51

A formação de um novo ciclone extratropical em alto-mar, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta terça-feira (24), vai trazer mais chuva e vento forte para a região Sul do País nos próximos dias. No entanto, desta vez, segundo a Climatempo, o sistema não atuará diretamente nos três Estados da região.


Temporal chegando na BR-448 Foto: Nilson Antônio dos Reis/Especial

No mês passado, uma chuva volumosa deixou um rastro de destruição, bem como 50 mortes. A MetSul acrescenta que o grande impacto deste novo fenômeno climático será gerado pela frente fria associada que vai levar temporais, alguns fortes a intensos com vendavais e danos, também ao Centro-Oeste e ao Sudeste do Brasil.

"O risco de tempestades severas isoladas será especialmente alto no Centro-Oeste, onde a atmosfera está por demais aquecida com uma sequência de mais de uma semana de dias com máximas em elevação. Cuiabá completa oito dias seguidos com máximas na casa dos 40°C", alerta a MetSul.

A instabilidade em razão da frente será maior no meio da semana no Centro-Oeste e no Sudeste, mas entre sexta (27) e sábado (28), espera-se uma nova rodada de chuva forte com temporais isolados por conta de uma outra área de baixa pressão que vai atuar sobre o Paraguai, de acordo com a empresa de meteorologia.

Nesta segunda-feira (23), as áreas de instabilidades associadas a circulação de ventos e a atuação de uma baixa pressão tendem a manter nuvens de temporais sobre o Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva sobre o sudoeste e sul do Paraná e no interior de Santa Catarina.

Na terça (24), o litoral gaúcho fica em alerta para chuva e rajadas de vento forte, assim como áreas do leste e litoral de Santa Catarina, conforme complementa a Climatempo. No Paraná, a chuva aumenta devido a circulação de ventos e a entrada de mais umidade que vai favorecer a ocorrência de pancadas fortes com raios e ventos.

Ainda para terça (24), há previsão de rajadas de vento moderadas a fortes em grande parte da região Sul, variando, em média, entre 40 e 60 km/h independente da chuva. "Pontualmente as rajadas podem atingir valores entre 50 e 70 km/h, principalmente no litoral e nos trechos de serra entre Santa Catarina e o Estado gaúcho", afirma a Climatempo.

Na quarta (25), há risco de vento forte no leste do Rio Grande do Sul, no sul e no litoral de Santa Catarina, com rajadas de vento entre 50 a 70 km. "Pontualmente, os valores podem chegar até os 80 km/h no sul catarinense e pontos altos da serra", projeta a Climatempo.

No mesmo dia, o ciclone começa a se afastar enquanto se aprofunda rapidamente. Conforme a MetSul, o centro do sistema estará entre 500 km e 700 km a sudeste do Chuí (RS), assim longe da costa.

"Na quinta-feira (26), o ciclone se afasta ainda mais e estará posicionado a cerca de mil quilômetros ou mais a sudeste do Chuí, ou seja, distante do continente. O sistema ainda impactará o tempo com uma frente fria que vai se estender até a costa do Sudeste do Brasil, mas no Sul já estará de volta o ar tropical úmido com instabilidade", reforça a empresa de meteorologia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasil
Matérias Relacionadas