O Sudeste do Brasil é atingido por fortes chuvas e o alerta é para a chance de um ciclone subtropical se formar na região.
Ainda na quarta-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta sobre o fenômeno que se formaria em alto-mar, a sudeste da cidade de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. A previsão era que ele começasse a se formar na noite de quarta, com deslocamento para leste e, em seguida, para sul/sudoeste.
Conforme o Inmet, o ciclone pode se intensificar e virar uma tempestade subtropical, com vento de até 83 km/h. A chuva deve seguir no Sudeste até a noite da próxima terça-feira (20).
A MetSul Meteorologia afirma que trata-se de um ciclone atípico. A chuva, conforme a MetSul, é formada por um sistema de baixa pressão que atua na região. Além do RJ, um aumento da umidade e da instabilidade atmosférica contribui para que os temporais atinjam o interior de São Paulo e Minas Gerais.
A tendência é que o centro de baixa pressão se intensifique e adquira características de ciclone no final da semana e durante o fim de semana, aprofundando-se mais no domingo (18) e na segunda-feira (19).
Segundo a MetSul, os modelos meteorológicos indicam que a baixa pressão se separa da frente fria e o sistema pode adquirir condições de ciclone atípico como um sistema de natureza subtropical, com ventos acima de 60 km/h. Se a previsão se confirmar, esse ciclone seria uma tempestade tropical classificada pela lista oficial de ciclones anômalos da Marinha como uma tempestade subtropical Akará.
LEIA TAMBÉM