SANTA CATARINA

Chuvarada causa morte, deixa bebê ferida e 13 cidades já estão com estrutura para receber desabrigados

Governo de Santa Catarina reforça alerta: previsão é de ainda mais chuva entre sexta e domingo

Publicado em: 05/10/2023 16:01
Última atualização: 05/10/2023 16:21

A instabilidade que provocou temporais entre a noite de terça (3) e a manhã de quarta (4) na metade norte do Rio Grande do Sul avançou para Santa Catarina. O Estado já registra uma morte em decorrência das fortes chuvas. Uma bebê ficou ferida. Ao menos 13 municípios estão com estrutura pronta para receber desabrigados.

SETEMBRO FOI O MÊS MAIS CHUVOSO DA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL


Canoinhas é um dos municípios de SC em situação de emergência Foto: Prefeitura de Canoinhas/Divulgação

E a previsão é de mais chuva para o Estado entre sexta (6) e domingo (8). Segundo o governo catarinense, o volume acumulado vai passar dos 100 milímetros no período. É mais da metade da média mensal de chuva. A Defesa Civil alerta para risco de enchentes e deslizamentos em quase todo o Estado, com exceção da zona entre Joinville e a divisa com o Paraná.

O QUE ESPERAR DO TEMPO NESTA SEXTA-FEIRA NO RIO GRANDE DO SUL?

Na manhã desta quinta (5) a Defesa Civil confirmou a primeira morte em decorrência das fortes chuvas que atingem Santa Catarina. Trata-se de um morador de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. Ele morreu no fim da tarde de quarta (4) quando tentava atravessar de bicicleta a correnteza de uma plantação de arroz. "Perdeu o controle e caiu em um valo", informa a Defesa Civil.

No município de Timbó, no Vale do Itajaí, uma bebê de um ano ficou ferida depois que a casa da família foi atingida por um deslizamento. A criança precisou ser resgatada dos escombros. De acordo com boletim da Defesa Civil, a menina "foi conduzida para o hospital e encontra-se estável".


Defesa Civil de Santa Catarina monitora situação das chuvas no Estado Foto: Defesa Civil de SC

O governo estadual informa que ao menos 54 municípios foram atingidos pelos temporais desde a tarde de quarta-feira. Ao menos oito já decretaram situação de emergência: São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Jaborá, Corupá, Laurentino, Presidente Getúlio, Canoinhas e Campo Alegre. Treze municípios já estão com estruturas prontas para receber possíveis desabrigados.

Na manhã desta quinta, o governador Jorginho Mello esteve na Prefeitura de Blumenau para visitar a Central de Monitoramento do município, que faz acompanhamento meteorológico e emite alertas para o Vale do Itajaí a partir do monitoramento do nível do Rio Iatajaí Açu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas