abc+

EM POUCAS HORAS

Chuva volumosa de 150mm causa inundação repentina e criança de 3 anos desaparece em enxurrada

Municípios registraram entre 100mm e 150mm em um curto período de tempo

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 07/11/2024 às 15h:21 Última atualização: 07/11/2024 às 15h:22
Publicidade

Chuva intensa acompanhada por temporais e rajadas de vento deixaram estragos em cidades da Região Sul do Brasil. Municípios registraram entre 100mm e 150mm em um curto período de tempo, entre a tarde de quarta (6) e a madrugada desta quinta-feira (7).

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Enxurrada causou deslizamento de terra no Paraná | abc+



Enxurrada causou deslizamento de terra no Paraná

Foto: Defesa Civil do Paraná

Os volumes expressivos atingiram cidades de Santa Catarina e Paraná, castigadas ainda por inundações repentinas. Em General Carneiro, município paranaense, uma criança de 3 anos desapareceu ao ser arrastada por uma enxurrada. Segundo a MetSul Meteorologia, a força da água danificou ruas, destruindo o asfalto e causando o desmoronamento de muros, cujos casos mais urgentes já estão sendo atendidos desde madrugada. 

LEIA TAMBÉM: Inmet emite alertas para chuvas e ventos intensos no RS

Em Santa Catarina, a chuva intensa causou elevou o nível do rio e causou inundações em São Domingos. Alagamentos foram registrados em diversos pontos do estado catarinense.

Conforme a Metsul, na rede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados em 24 horas, até as 9 horas desta quinta, foram de 161 mm em General Carneiro, 62 mm em São Mateus do Sul, 58 mm em Rio Negrinho e 42 mm em Cidade Gaúcha no Paraná. No estado vizinho, o órgão federal anotou no período 45 mm em Campos Novos.

Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicou acumulados, no mesmo período, de 86 mm em Irati, 77 mm em Campo do Tenente, 70 mm em União da Vitória e 65 mm em São Miguel do Iguaçu, no Paraná. Em Santa Catarina, indicou marcas de 107 mm em Quilombo, 102 mm em Timbé do Sul, 94 mm em Corupá, 91 mm em Itajaí, 86 mm em São Bento do Sul, 85 mm em Jaraguá do Sul, 82 mm em Guaramirim, 81 mm em Santa Terezinha e 71 mm em Concórdia.

Os meteorologistas preveem que ainda há risco de chuva localmente forte em função de uma área de baixa pressão que atua no Sul do Brasil e interage com ar tropical quente e úmido, com abundante água precipitável, o que favorecem novos episódios de chuva, especialmente entre a tarde desta quinta e o começo de sexta (8).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade