CHUVARADA

Chuva que caiu em São Paulo foi a mais volumosa do Brasil? Confira a explicação de meteorologista

Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul, fala sobre a maior precipitação já 'registrada' e como é feita a medição no Brasil

Publicado em: 21/02/2023 12:24
Última atualização: 25/01/2024 10:22

A chuva que atingiu o litoral de São Paulo neste último final de semana tem sido classificada com uma das maiores precipitações já registradas no Brasil. De acordo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden), das 9 horas de sábado (18) e às 9 horas de domingo (19), foram 680 milímetros em Bertioga e 626 milímetros em São Sebastião, as duas cidades mais atingidas.

Chuvarada em São Paulo causou mortes e estragos nos últimos dias Foto: Governo do Estado de São Paulo

O resultado de tanta água foi um rastro de destruição. O último boletim emitido pelo governo paulista, às 8h52, confirmava 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo Estado. As mortes passavam de 40 nesta manhã.

Entenda

Como um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado, a chuva passou de meio metro de altura entre Guarujá e Bertioga, a zona mais afetada pelo fenômeno.

Embora o volume seja expressivo, o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall diz que é difícil afirmar que essa seja a maior chuva de todas. Isso porque o registro oficial das precipitações, com transmissão de dados, é algo recente ainda no País. Além disso, nem todos os pontos de medição estavam em perfeito estado de operação durante o fim de semana.

Por isso, Nachtigall explica que, no ano passado, possa ter havido acumulados de chuva maiores sem que tenha havido medição para documentar. "O dado de Bertioga é, portanto, a maior chuva já registrada e documentada no Brasil, mas não necessariamente a maior já ocorrida", complementa.

Oficialmente, a maior altura de chuva no Brasil pertence a Florianópolis, com um acumulado em 24 horas de 404,8 milímetros em 15 de novembro de 1991.

Segundo Nachtigall, embora o dado de chuva do litoral de São Paulo espante, está distante do recorde mundial. Conforme a Organização Meteorológica Mundial, o maior volume de precipitação em 24 horas é de 1.285 milímetros, registrado entre os dias 7 e 8 de janeiro de 1966, na Ilha Reunião, no Oceano Índico, a leste de Madagascar. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas