Chuvas intensas em quase toda Santa Catarina causaram alagamentos, enxurradas e inundações em várias regiões do estado, neste sábado (7).
ENTENDA: Chuvas extremas com risco de enchentes atingem Sul do Brasil; veja como fica o RS
Enxurradas
Na cidade de Bom Retiro, 50 casas e cerca de 200 pessoas foram afetadas pelas enxurradas. A Defesa Civil de SC afirma que não há registro de vítimas.
Outro município que registrou enxurradas foi Joinville, onde muitos bairros ficaram alagados. Somente nas últimas 12 horas, foram registrados 120 milímetros em toda a região.
Alagamentos pontuais também aconteceram em outras cidades, como Xanxerê e Dionísio Cerqueira.
LEIA TAMBÉM: Região do RS tem alerta vermelho do Inmet para risco de grande volume de chuva
Alto risco de deslizamento e inundações
A chuva extrema é provocada por uma frente fria semi-estacionária, explica a Defesa Civil do estado. Isso pode manter a previsão de instabilidade até segunda-feira (9), com “riscos elevados para deslizamentos e alagamentos em diversas áreas”.
Os acumulados devem variar entre 200 e 250 milímetros nas regiões mais afetadas de SC, como: Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Elas correm grande risco de deslizamentos e inundações, conforme a Secretaria da Proteção e Defesa Civil do estado.
“Já no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, os volumes esperados são menores, entre 60mm e 80mm, com picos pontuais de até 100mm, resultando em risco moderado para alagamentos e deslizamentos”, afirma.
Somente a partir de terça-feira (10) é que um alívio é esperado, com a dissipação gradual do sistema frontal.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O alerta da Defesa Civil de SC é que a população evite ir para áreas alagadas, encostas e locais próximos a rios. “Qualquer sinal de trincas no solo ou nas paredes, inclinação de árvores e rachaduras deve ser imediatamente comunicado às autoridades locais”, recomenda.
Em caso de emergência, a população deve acionar:
Defesa Civil de SC pelo telefone 199
Corpo de Bombeiros pelo telefone 193
LEIA TAMBÉM