TEMPESTADES
CHUVA EM SC: Florianópolis decreta situação de emergência; acumulados ultrapassam 350 mm
Alagamentos generalizados afetaram as regiões norte, leste e sul da Ilha de Florianópolis, além dos municípios vizinhos de Tijucas e Canelinha
Última atualização: 17/01/2025 07:54
Florianópolis, capital de Santa Catarina, decretou situação de emergência na noite desta quinta-feira (17) devido a forte chuva que atinge a região e causa transtornos. De acordo com dados da Epagri-Ciram, os acumulados de chuva no Leste e no Nordeste de Santa Catarina em 48 horas, até as 6 horas desta sexta-feira (17), foram de 351 mm na estação de Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis).
Os acumulados também foram altos com 340 mm em Tijucas, 211 mm em São João Batista, 206 mm em Antônio Carlos, 152 mm em Ilhota, 149 mm em Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça, 146 mm em Itajaí e 140 mm em Balneário Camboriú.
LEIA TAMBÉM: "Tudo foi destinado ao RS": Prefeita de Balneário Camboriú afirma que cidade está sem donativos; veja vídeo
Conforme o governo do estado catarinense, a Grande Florianópolis foi fortemente atingida pela chuva. Alagamentos generalizados afetaram as regiões norte, leste e sul da Ilha de Florianópolis, além dos municípios vizinhos de Tijucas e Canelinha. Governador Celso Ramos foi um dos mais atingidos, com 16 bairros comprometidos.
ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
Em Tijucas, a cidade também decretou situação de emergência após a paralisação do tráfego urbano devido aos alagamentos.
CONFIRA: Calor vai favorecer novos episódios de tempestades de verão no Rio Grande do Sul
Alerta é para mais chuva
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que a chuva deve continuar, com risco alto de alagamentos e enxurradas no litoral, especialmente na Grande Florianópolis, no Médio e Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte. Na tarde desta sexta-feira, a formação de temporais isolados pode provocar raios, rajadas de vento e até granizo. Os efeitos devem ser mais intensos entre os Planaltos e Litoral, aumentando o risco de destelhamentos e danos à rede elétrica.
Até a noite desta sexta, a intensidade das chuvas deve diminuir, mas o alerta permanece para os próximos dias.