Em decorrência das chuvas que atingem a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, foi registrado, no fim da manhã desta sexta-feira (3), um deslizamento de terra de grandes proporções no bairro Escola Agrícola. Por volta das 11h50, um barranco cedeu e invadiu a rua, deixando moradores isolados.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
De acordo com o portal de notícias ND Mais, até o início da tarde não havia informações sobre feridos.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento do deslizamento e ouvir os moradores aflitos com a situação que presenciaram.
Chuva cessa, mas deslizamentos ainda preocupam
Nesta tarde, a prefeitura de Blumenau publicou nas redes sociais um vídeo onde o secretário da Defesa Civil do município, Coronel Carlos Menestrina, afirma que, desde o dia 4 de outubro, já foram contabilizados 499 deslizamentos na região.
“Essa madrugada nós tivemos uma quantidade de chuva realmente bastante elevada o que provocou novamente e reanimou novamente vários deslizamentos”, relata o coordenador da pasta, ressaltando que a previsão é que a chuva reduza durante a tarde e cesse até a noite.
“No entanto, a nossa grande preocupação está ainda com os deslizamentos”, diz. “Há possibilidade de ocorrer esse fenômeno mesmo depois da chuva, porque o solo está bastante saturado e a sensibilidade para esse fenômeno é bastante grande.”
Alerta da Defesa Civil
Na quarta-feira (1º), a Defesa Civil da cidade alertou, também nas redes sociais, sobre a possibilidade de chuva forte na região do Vale do Itajaí.
“Devido ao quadro de instabilidade entre a quinta e sexta-feira (02 e 03/11), são aguardados acumulados de precipitação que variam entre 70 e 90 mm, não se descartam pontuais mais elevados. Esta condição aumenta o risco para alagamentos e deslizamentos no Município. Além disso, a manutenção da chuva sobre a região do Médio e Alto Vale do Itajaí ao longo deste período favorece uma nova elevação do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau”, informava a publicação.
LEIA TAMBÉM