ESPETÁCULO NO CÉU
CHUVA DE METEOROS: Fenômeno terá pico nos próximos dias e será um dos maiores do ano
Corpos celestes já iluminaram as noites de quarta e quinta-feira. Espera-se cerca de 100 meteoros por hora
Última atualização: 11/08/2023 19:06
A chuva de meteoros que ocorre neste mês promete um espetáculo no céu entre este sábado (12) e segunda-feira (14). Conforme o responsável pelo Observatório Espacial Heller & Jung, Carlos Fernando Jung, o fenômeno Perseidas será um dos maiores de 2023 e estará visível em todo o País.
Segundo Jung, a chuva de meteoros presta homenagem ao herói mitológico Perseu e possui origem ligada à constelação que compartilha o nome do semideus. "Esses fenômenos celestes são causados por partículas de poeira e rochas que provêm dessa mesma constelação. Esses detritos espaciais têm uma história interessante, sendo deixadas para trás ao longo dos últimos séculos pelo cometa Swift-Tuttle, um corpo celeste", explica.
O responsável pelo Observatório, que também é professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), esclarece ainda que, para observar o fenômeno, os interessados devem olhar na direção do nordeste do céu, especialmente na região próxima à constelação de Perseu.
"Essa constelação, da qual as Perseidas parecem emanar, é a origem aparente dos meteoros durante o pico da atividade", expõe o professor. O fenômeno estará visível entre a noite e às 5 horas da madrugada dos três dias.
A quantidade de meteoros por hora pode variar significativamente de um ano para outro e também depende do momento específico do ápice.
Neste ano, espera-se cerca de 100 meteoros por hora em locais de boas condições de observação, longe de poluição luminosa. Após, a chuva de meteoros diminui progressivamente.