abc+

ENCHENTE

CHEIA DO RIO DOS SINOS: Água sobe e já atinge casas no bairro Canudos, em Novo Hamburgo

Rua Bruno Werner Storck é constantemente alagada em períodos de chuva

Dário Gonçalves
Publicado em: 29/09/2023 às 22h:07
Publicidade

A Rua Bruno Werner Storck, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, fica a cerca de um quilômetro do Rio dos Sinos. Ainda assim, mais uma vez está tomada pela água que vem dos encanamentos de esgoto e bloqueia completamente a via em frente às casas. O alagamento iniciou na quinta-feira (28) e já tinha se estendido por pelo menos mais 100 metros nesta sexta-feira (29), conforme moradores.

Rua Bruno Werner Storck | Jornal NH



Rua Bruno Werner Storck

Foto: Dário Gonçalves-GES-Especial

Josiel Cavaieiro Muller e Alexandre Diogo observavam a água cobrir as calçadas e ameaçar entrar na casa dos moradores. “Isso é tudo esgoto, não dá pra ficar dentro de casa por conta do cheiro”, comenta Josiel, que mora no local há cinco anos. “Além de alagar, tem perigo de doenças. Entra prefeito, sai prefeito, nunca fazem nada”, reclama Alexandre, morador há 10 anos da Rua Constelation, que também está alagada.

No ponto mais baixo da rua, onde a água se acumula, um cavalete posto para sinalização está com mais da metade submerso. “Na maioria das casas, a água não entrou, mas os moradores não podem sair de casa, não podem passar de carro. Qualquer chuva, acontece isso”, complementa Alexandre.



O Rio dos Sinos, de acordo com a Defesa Civil de Novo Hamburgo, entrou em estabilidade, mantendo-se em 6,91 metros desde às 18 horas desta sexta-feira, tendo subido 31 centímetros em 24 horas. A previsão é que a partir de agora, o nível fique estabilizado por um tempo e então começará a baixar, visto que em Campo Bom o nível está estável há cinco horas. Ainda assim, a condição é de alerta.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade