abc+

ACIDENTE AÉREO

Centro de Investigação diz que avião que caiu em Vinhedo não fez comunicação de emergência

Cenipa revelou detalhes dos últimos momentos da aeronave antes da queda

Publicado em: 09/08/2024 às 18h:55 Última atualização: 10/08/2024 às 15h:41
Publicidade

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou nesta sexta-feira (9) que a aeronave que caiu nesta tarde em Vinhedo, no interior de São Paulo, não fez nenhuma comunicação de emergência antes do acidente. 

LEIA TAMBÉM: ACIDENTES AÉREOS: Relembre as 3 maiores tragédias com avião no Brasil

Avião da companhia Voepass com 61 pessoas a bordo caiu no interior de São Paulo; não há sobreviventes | abc+



Avião da companhia Voepass com 61 pessoas a bordo caiu no interior de São Paulo; não há sobreviventes

Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP

“Não houve comunicação por parte da aeronave com órgãos de controle se haveria uma emergência”, disse em entrevista coletiva o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, ressaltando que as informações ainda são prematuras.

O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Luis Ricardo, informou que a aeronave se encontrava em condições normais de navegabilidade e que os tripulantes também estavam com certificados válidos. Segundo ele, o total de passageiros é de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes. 

O acidente aconteceu por volta das 13h30. Uma aeronave turboélice, da marca francesa ATR, da empresa Voepass, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. O avião saiu de Cascavel, no Paraná, e tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos. Não houve sobreviventes.

FAÇA PARTE: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20.  No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22. 

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) informou que o sistema Salvaero, que é o conjunto dos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico, foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio.   

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estão no local para realizar a Ação Inicial da Ocorrência.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade