TECNOLOGIA

Celular Seguro ultrapassa a marca de um milhão de usuários em duas semanas; veja como instalar

Ferramenta é utilizada para bloquear aparelho em situações de perda, roubo ou furto

Publicado em: 01/01/2024 18:20
Última atualização: 01/01/2024 18:20

O projeto Celular Seguro, lançado há duas semanas pelo governo federal, já ultrapassou a marca de um milhão de usuários cadastrados. Conforme o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o número foi alcançado nesta segunda-feira (1º) e o acesso pode ser feito através do gov.br. 

Quase 50 apostas do Rio Grande do Sul acertam cinco dezenas da Mega da Virada

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Desde sua implementação, a ferramenta já recebeu sete mil alertas de usuários, referentes a perda, roubo ou furto. “O Celular Seguro vem se mostrando uma ferramenta de combate efetivo a um dos principais crimes presentes no dia a dia das cidades”, destacou o ministro em exercício Ricardo Cappelli. 

O objetivo do aplicativo é que as vítimas possam bloquear não só o aparelho, mas também os aplicativos digitais em apenas um clique. Segundo o Ministério, não há limites para cadastros de números, no entanto, é necessário que o contato esteja vinculado ao CPF do titular da linha telefônica. “Só assim o bloqueio será efetivado”, explica Cappelli. 

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Outra possibilidade do aplicativo é a indicação de pessoas confiáveis. Elas estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o dono do aparelho tenha sido furtado, roubado ou perdido o celular. Se optar por não indicar terceiros, a possível vítima poderá acessar o site Celular Seguro por um computador e efetivar o bloqueio. 

Achei ou recuperei o celular, e agora?

O Ministério da Justiça alerta que o aplicativo só funciona em casos de bloqueios. Se a pessoa perdeu o celular, acionou o bloqueador e depois encontrou o smartphone, será necessário entrar em contato com a operadora para fazer o desbloqueio. 

Cada empresa segue um sistema diferente para desbloquear os aparelhos, sendo especificada nos termos de uso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilPaís
Matérias Relacionadas