CATÁSTROFE NO RS: Montenegro determina evacuação de quatro bairros por causa da cheia do Rio Caí
Município decretou situação de calamidade pública
A preocupação com o nível do Rio Caí fez com que a prefeitura de Montenegro determinasse a evacuação de quatro bairros da cidade na tarde desta quinta-feira (2). Após avaliação do volume de água que deve chegar ao município, o prefeito Gustavo Zanatta pediu, através das redes sociais, que os moradores dos bairros Municipal, Olaria, Ferroviária e Tanac saiam de suas residências imediatamente.
A orientação foi determinada por conta das águas que estão descendo da Serra. Por isso, a população desses bairros deve procurar abrigo em locais seguros, junto a familiares e amigos.
Além disso, Zanatta pediu também a desocupação parcial nas partes baixas dos bairros Aeroclube, Timbaúva e Centro. Nestes três, veja abaixo as ruas em que as casas devem ser desocupadas:
- Aeroclube: Ruas Carlos Edvin Endres, Bruno Gabriel Lampert, Benjamim Alves Barreto "Bebe", Miguel Teixeira, Elita Ilsa Leipnitz Griebeler, Judith Provin Da Motta, Estrada Antônio Ignácio De Oliveira Filho, Doutor Fuaad Simões, 20 De Setembro, Atlanta e Espanha;
- Timbaúva: Final da Coronel Pedro Carvalho, final da Adelaide Sá Brito, Coronel Paulino Coelho de Souza e Emilio Cornelius;
- Centro: Coronel Apolinário de Moraes do n° 1200 até o rio, Assis Brasil do n° 1167 até o rio, Dr. Flores do n° 1183 até o rio, João Pessoa do número 1259 até o rio, Rua São João do n° 1286 até o final do prolongamento da São João, Olavo Bilac 1323 até o 01, Ramiro Barcelos do n° 1772 até o rio, Capitão Cruz do n° 1907 até o rio, Capitão Porfírio do n° 2034 até o rio, Bento Gonçalves inteira, Osvaldo Aranha a partir do n° 1520 até a antiga Antarctica, Olavo Bilac do n° 1300 até o final, José Luiz inteira, Fernando Ferrari inteira, Capitão Machado inteira, rua do Comércio inteira, Julio de Castilhos inteira, Travessa Carlos W. Gottselig.
“São pontos que, pelas nossas avaliações, o volume de água que vai chegar ao município vai aumentar e as pessoas precisam sair de suas casas imediatamente. A nossa preocupação é nesse momento por salvar vidas”, disse em vídeo o prefeito de Montenegro.
Prefeito decretou situação de calamidade
Por volta do meio-dia, Montenegro decretou situação de calamidade pública, por conta da enchente do Rio Caí, que já é considerada a maior da história. Conforme a Prefeitura, a água está em mais de 10 metros de altura, quando o normal é 1,5 metro.
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob o comando da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.
Novo telefone para quem precisar de ajuda
A Defesa Civil do município também disponibilizou um novo telefone para quem precisar de ajuda: (51) 3632-4787.
Doações
Uma chave PIX também foi criada para quem quiser ajudar o Município com doações em dinheiro. Através do site é possível acessar o QR Code.