Uma vazão recorde colocou em alerta a equipe técnica que monitora as Cataratas do Iguaçu, no Paraná. Nesta segunda-feira (30), o volume chegou a 24 milhões e 200 mil litros d’água por segundo, às 9h30. O volume é cerca de 16 vezes maior que a média normal, de 1 milhão e 500 mil litros por segundo.
Por causa do fluxo intenso das águas, a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo foi interditada por medida de segurança. “A equipe técnica da concessionária Urbia Cataratas, que faz a gestão da visitação do Parque Nacional do Iguaçu, e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão que administra a unidade de conservação, segue monitorando e avaliando em tempo real a situação do Rio Iguaçu, na região das Cataratas do Iguaçu”, afirma nota do parque.
A vazão é considerada uma das maiores dos últimos anos. Em 2014, o volume chegou a 46,3 milhões. A marca superou a anterior, de 1983, quando as cataratas registraram 35 milhões de litros por segundo.
A explicação para a quantidade de água monitorada nesta segunda-feira vem do céu. As chuvas intensas tem atingido regiões do Paraná.
Aberto à visitação
Os mirantes da Trilha das Cataratas estão liberados. Para visitar o parque é preciso adquirir o ingresso online pelo site oficial.
Assista ao vídeo
CATARATAS DO IGUAÇU: Vazão de água é 16 vezes acima da média normal e mirante é interditado por medida de segurança. Saiba mais em @jornalnh https://t.co/2035oZtvLn pic.twitter.com/CSdD6BIHqf
— Kelly Betina Veronez (@Kellybv) October 30, 2023
LEIA TAMBÉM