Um tubarão-baleia de 12 toneladas foi encontrado morto na Baía de Vitória, no Espírito Santo, na segunda-feira (27). Inicialmente, moradores acharam que se tratava de uma baleia, mas especialistas analisaram a carcaça e constataram que se tratava de um animal da espécie Rhincodon typus, considerado o maior peixe do mundo.
Na terça-feira (28) a carcaça foi rebocada para o município de Vila Velha, onde passsou por perícia. Ele foi retirado do local onde estava encalhado com auxílio de maquinários por equipes das secretarias de Meio Ambiente e Obras do município. O encalhe é considerado raro por especialistas.
Conforme o Instituto Orca, o peixe era uma fêmea adulta e media 11,6 metros de comprimento. Uma necropsia apontou que o animal aparentava estar saudável e bem nutrido, com significativa camada de gordura. O exame do estômago indicou que estava se alimentando normalmente e não foi encontrado nenhum material estranho como plásticos ou borrachas, que são comuns nos lixos oceânicos. Segundo a ONG, amostras de tecidos foram coletadas para posteriores analises de possíveis doenças ou contaminação.
LEIA TAMBÉM
Veja vídeo
- Categorias
- Tags