São consideradas idosas todas as pessoas com 60 anos ou mais. Quem está nesta faixa etária, pode garantir direitos como transporte interestadual gratuito e desconto em eventos através da Carteira da Pessoa Idosa, também chamada de Carteira do Idoso.
ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
A Carteira do Idoso é emitida através do portal Gov.br e é gratuita. Ela tem as informações de identificação da pessoa e QR Code ou código alfanumérico para verificação da validade.
LEIA TAMBÉM: PIS/PASEP: Veja mês a mês quando será pago o abono de até R$ 1,5 mil aos trabalhadores
O documento é uma das formas de comprovar renda e acessar o direito do acesso ao transporte interestadual gratuito. São duas vagas por veículo ou desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.
Quem pode fazer a Carteira do Idoso?
– Pessoas idosas (acima de 60 anos) cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda individual de até 2 (dois) salários mínimos.
Caso a pessoa idosa não tenha sido inscrita no Cadastro Único, deverá entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia para ser orientada e encaminhada para inscrição no Cadastro Único.
Quais são os benefícios da Carteira do Idoso?
– Transporte interestadual gratuito ou com desconto de 50% em passagens rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias;
– Acesso prioritário em estabelecimentos comerciais;
– Descontos em ingressos para eventos culturais e de lazer.
Clique aqui e faça a solicitação do documento.
LEIA TAMBÉM