NOITE DE FOLIA
CARNAVAL: Acompanhe a transmissão do segundo dia de desfiles das escolas de samba da Série Ouro do Rio de Janeiro
Equipe da Rádio ABC 103.3 FM também traz informações sobre o Grupo Especial de São Paulo
Última atualização: 10/02/2024 20:17
Neste sábado (10), a Rádio ABC 103.3 FM acompanha ao vivo mais um dia de desfiles da Série Ouro das escolas de samba do Rio de Janeiro, no Sambódromo Marquês de Sapucaí. A equipe, comandada por Cláudio Brito, traz todos os detalhes do carnaval carioca. Além disso, conta detalhes dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo, que entra no Sambódromo do Anhembi.
Hoje, a passarela do samba do Rio reabre às 21 horas para a segunda noite de desfiles. Após as escolas de sexta, oito agremiações fecham as apresentações do grupo. Ao todo, 16 escolas disputam uma vaga entre as grandes do Grupo Especial.
Ordem dos desfiles do Rio
A primeira a pisar o Sambódromo é a Sereno de Campo Grande, com o enredo "4 de dezembro". A agremiação vai fazer uma espécie de procissão na Sapucaí, narrando o dia de Santa Bárbara, Iansã para os adeptos de religiões de matriz africana.
Em seguida, a Em Cima da Hora apresenta o enredo "A nossa luta continua!", sobre a histórica batalha da classe operária contra a precarização do trabalho.
A terceira escola a desfilar é a Arranco do Engenho de Dentro. A agremiação vai exaltar a psiquiatra Nise da Silveira e sua luta em defesa de tratamentos humanizados para pacientes com transtornos mentais. O enredo "Nise - Reimaginação da Loucura" leva à avenida o trabalho pioneiro dessa importante brasileira.
A União da Ilha, quarta escola a se apresentar, preparou o enredo: "Doum e Amora: crianças para transformar o mundo!". Inspirado livremente no livro "Amoras", do rapper Emicida, e em outras histórias infantis da literatura negra brasileira, o enredo trará um conto com a presença de dois personagens pretos, para apresentar a narrativa carnavalesca da União da Ilha.
A quinta escola a pisar o sambódromo é a Unidos de Padre Miguel, trazendo o enredo "O Redentor do Sertão", sobre Padre Cícero, que completa 180 anos. Na Passarela, uma narrativa a partir da visão do imaginário popular sobre a vida do religioso, com grande influência da literatura de cordel.
A São Clemente é a sexta agremiação a desfilar e vai celebrar a vida e a obra do compositor Zé Katimba, com o enredo "Que grande destino reservaram pra você". Considerado um dos maiores craques na composição de sambas enredo, Zé Katimba também se notabilizou por sucessos em parcerias com pesos-pesados como Martinho da Vila e João Nogueira.
Penúltima a desfilar, a Unidos de Bangu contará na avenida a saga de São Jorge com o enredo "Jorge da Capadócia". A escola apresenta a história do santo aclamado em diversos cantos do mundo.
Fechando a Série Ouro, a Império Serrano promete fazer um grande xirê na Sapucaí, com o enredo "Ilú-ba y – A gira dos ancestrais". Ela narra o dia em que um homem tocou o Òrun e maculou o Céu dos Orixás. Irado com o descuido dos mortais, Olorum, criador do Universo, separou Céu e a Terra com um sopro e dividiu, para sempre, os dois mundos.
A abertura dos envelopes dos jurados será na quarta-feira de cinzas, quando será conhecida a campeã da Série Ouro que, em 2025, passa a integrar o Grupo Especial.
* Com informações da Agência Brasil
Veja a programação de São Paulo neste sábado:
- 20h30: Grupo Afoxé Filhos da Coroa de Dadá (abertura)
- 22h30: Vai-Vai, com samba-enredo "Capítulo 4, Versículo 3 - Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano"
- 23h35: Tom Maior, com samba-enredo "Aysú: Uma História de Amor"
- 00h40: Mocidade Alegre, com samba-enredo "Brasiléia Desvairada: A busca de Mário de Andrade por um país"
- 01h45: Gaviões da Fiel, com samba-enredo "Vou te Levar pro Infinito"
- 02h50: Águia de Ouro, com samba-enredo "Águia de Ouro nas Ondas do rádio"
- 03h55: Império de Casa Verde, com samba-enredo "Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta"
- 05h00: Acadêmicos do Tucuruvi, com samba-enredo "Ifá"