abc+

PREVISÃO DO TEMPO

Calor de mais de 30°C na Argentina chega ao RS? Veja o que diz especialista

Massa de ar quente provoca temperaturas elevadas no país vizinho

Nadine Funck
Publicado em: 16/05/2023 às 10h:56 Última atualização: 26/03/2024 às 21h:09
Publicidade

A Argentina enfrenta dias típicos de verão, o que destoa do esperado para o mês de maio no cone sul da América. Isso acontece porque o país vizinho recebe uma massa de ar quente que aumenta as temperaturas. Algumas cidades passaram dos 30°C nos últimos dias, como aponta a MetSul Meteorologia.

Mas, afinal, os gaúchos também terão um gostinho da estação mais quente do ano um mês antes da chegada do inverno?

Calor registrado na Argentina na segunda-feira



Calor registrado na Argentina na segunda-feira

Foto: MetSul Meteorologia

O meteorologista Luiz F. Nachtigall explica que os reflexos do calor na Argentina já começaram a ser sentidos no RS. No entanto, os amantes do verão não devem ficar empolgados. “Apesar de não parecer, as marcas nos termômetros já se elevam neste começo de semana e as máximas estão acima do que é normal para esta época do ano”, expõe o especialista.

Segundo ele, em maio, a temperatura máxima média histórica de Porto Alegre é 22,6ºC. Na segunda-feira (15), a máxima na capital gaúcha atingiu 24,4ºC, ou seja, ficou acima da média.

No oeste do Estado, os reflexos do ar quente são sentidos com mais força. Também na segunda, as máximas chegaram a 26,9ºC em São Luiz Gonzaga, 26,7ºC em Alegrete, 26,6ºC em Santa Rosa, e 26,4ºC em Uruguaiana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Resfriamento noturno

Mesmo com o ingresso do ar quente, as noites e as manhãs seguirão geladas no Rio Grande do Sul. Isso ocorre porque a atmosfera vai estar muito seca. “Com ar seco e tempo bastante aberto, o resfriamento noturno é acentuado, como em um deserto, e faz frio.”

No entanto, as temperaturas devem aumentar no decorrer do dia, o que proporciona tardes mais quentes. Ou seja, o especialista espera que o RS tenha uma grande amplitude térmica, com diferença entre as mínimas e as máximas do dia.

Até sexta-feira (19), as máximas deve ficar entre 24°C e 26°C em Porto Alegre.

O oeste pode registrar entre 26°C e 28°C. No Noroeste aquece com mais força e pode passar dos 28°C.

Conforme Nachtigall, dados indicam que existe a possibilidade do RS ter temperaturas ainda mais altas na semana que vem.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade