FIM DO MUNDO?
Brasil pode se tornar inabitável até 2070, diz estudo da Nasa
Entenda porque o Brasil e outros locais da Terra podem se tornar inabitáveis em menos de 50 anos
Última atualização: 22/07/2024 16:01
A Terra está cada vez mais quente mas, em algum momento, é possível que se torne calor demais para os seres humanos? Conforme um estudo da Nasa, sim. E o Brasil está na lista dos países que podem se tornar inabitáveis até 2070.
O estudo foi conduzido por Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, e publicado na revista científica Science Advances, em 2020. Ele mediu o quão quente e úmida a Terra está e o quanto ainda pode ficar, usando uma medida chamada de bulbo úmido junto a imagens de satélite.
Essas medida de temperatura consegue avaliar como os copos humanos esfriam com o suor quando está quente e úmido, além de dizer se as condições são prejudiciais à saúde ou mortais, como no caso de heat stress.
Junto às temperaturas, a umidade é importante quando se fala de calor, já que ela dificulta o resfriamento do corpo em dias quentes.
LEIA MAIS: O que é golpe de calor e quais os sintomas? Entenda condição que pode matar
Quando o calor se torna mortal
O heat stress acontece quando o corpo de uma pessoa não consegue resfriar, consequentemente levando a desidratação, até que o sangue deixa os órgãos internos sem circulação de sangue para ir para a pele na tentativa de liberar calor, podendo levar até a morte.
De acordo com Raymond, o máximo que um ser humano consegue aguentar antes de morrer por ter superaquecimento é cerca de 35ºC por até seis horas, conforme o bulbo.
Porém, as pessoas também acabam morrendo em temperaturas mais baixas do que isso. Como no noroeste Pacífico, em 2021, quando pessoas morreram durante uma onda de calor em que o bulbo marcava 25ºC.
E, quanto mais úmido, o calor se torna ainda mais insuportável. "Em regiões úmidas, quando você se aproxima de temperaturas de bulbo úmido de 34ºC a 36ºC, não importa o que você esteja fazendo, você não consegue sobreviver por longos períodos de tempo", afirmou Reymond.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Brasil, um país inabitável
O estudo mostrou que as temperaturas de bulbo úmido estão aumentando em todo o mundo e os modelos climáticos apontam que algumas regiões provavelmente vão exceder os 35ºC nos próximos 30 a 50 anos.
Entre os lugares mais vulneráveis, está o Brasil, que pode se tornar inabitável até 2070, junto ao leste da China, partes do sudeste da Ásia. Já o sul da Ásia, Golfo Pérsico e o Mar Vemelho têm chances de se tornarem quentes demais para os humanos 20 anos antes, em 2070.