NÃO É FILME DO STEVEN SPIELBERG
Brasil está entre os primeiros no mundo em ataques de tubarão não provocados; entenda
Dentro do País, Rio Grande do Sul é quinto estado do Brasil com maior número de mordidas
Última atualização: 06/02/2024 10:25
O Brasil é o quarto país com maior número de ataques de tubarão no mundo, de acordo com o estudo Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões (ISAF), do Museu de História Natural da Flórida. Entretanto, Estados Unidos ainda é o primeiro.
O ISAF investigou 120 supostas interações entre humanos e tubarões em todo o mundo durante o ano de 2023. Delas, 69 foram mordidas não provocadas em humanos e 22 sim. Brasil teve 3 ataques não fatais, enquanto os EUA contabilizou 36 e 2 mortes.
Em todos os anos, o País contabilizou 114 não provocados, enquanto Austrália 706 e o país norte-americano 1640. Já dentro do Brasil, o Rio Grande do Sul é o quinto estado na lista, com 5. Antes dele, Pernambuco está em primeiro com 65, São Paulo contabiliza 11, Maranhão 10 e Rio de Janeiro tem 7.
As mordidas não provocadas são incidentes em que um humano é mordido no habitat natural do tubarão e sem que o animal tenha sido provocado. A outra categoria fala de pessoas que interagem com os bichos, como mergulhadores que tentam tocar ou alimentar eles.
Ataques que acontecem em barcos ou após a morte são contabilizadas em outros nichos.