POLÍTICA
Bolsonaro quer cargo do governo de São Paulo nos Estados Unidos; entenda
Ex-presidente está tratando do assunto com o governador Tarcísio de Freitas
Última atualização: 01/08/2023 14:44
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quer botar a mão em um cargo estratégico que o governo do Estado de São Paulo mantém nos Estados Unidos. A negociação com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já dura duas semanas e envolve alguém da família de Bolsonaro.
Bolsonaro quer acomodar a mãe de uma de suas quatro netas no cargo do governo de São Paulo em solo americano. A negociação para que Martha Seillier seja indicada para liderar o escritório da agência de fomento de negócios InvestSP vem desde que a economista, que estava em Washington, voltou ao Brasil em meados de julho.
Martha Seillier trabalhava numa diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reservada ao Brasil e ao Suriname, desde maio do ano passado. Ela havia sido indicada pelo então chefe, Paulo Guedes, a quem serviu por três anos como secretária especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) no então Ministério da Economia de Bolsonaro.
No começo deste ano, o site Metrópoles revelou que ela estava grávida de um dos filhos de Bolsonaro, o vereador carioca Carlos (Republicanos). A criança, Júlia, nasceu em fevereiro, sugerindo de forma temporal que ela já poderia estar a caminho quando a mãe ganhou o cargo nos Estados Unidos. Ninguém na família Bolsonaro fala sobre o assunto alegando ordem do ex-presidente e desejo de Martha Seillier.