MAIS DE 40 GRAUS

BOLHA DE CALOR: "Uma das mais intensas da história"; Brasil terá terceira onda de máximas incomuns

Período será longo, durando até duas semanas em algumas áreas; confira como fica o tempo no Rio Grande do Sul

Publicado em: 08/11/2023 13:53
Última atualização: 16/11/2023 17:26

O Brasil terá, neste mês de novembro, mais uma onda de calor incomum, pelo terceiro mês seguido. A probabilidade de quebra de recordes de temperatura em vários estados é alta, segundo a MetSul Meteorologia. Essa onde será "uma das mais intensas da história", conforme a MetSul.


Onda de calor apenas começou Foto: Freepik

O fenômeno já começou e tende a ficar mais forte nos próximos dias, com temperaturas fora do comum, de 10°C a 15°C acima do normal, mesmo em cidades habituadas ao calor.

Em Mato Grosso do Sul, durante esta terça-feira (8), os termômetros atingiram 42,3°C. Países vizinhos, como Argentina e Bolívia, também registraram máximas de 46°C e 44,7°C ontem.

A partir do fim de semana, o calor se amplia além das áreas do Centro-Oeste, que estão com altas temperaturas agora. Isso porque uma massa de ar quente se expande a partir de sábado, quando marcas podem chegar a 36°C ou 37°C em São Paulo e Belo Horizonte.

Esta onda de temperaturas históricas pode durar até duas semanas em alguns locais, levando cidades a quebrarem recordes de máximas desde o começo das medições meteorológicas, no começo do século XX.

No Centro-Oeste, marcas podem chegar até 46°C. São projetadas também temperaturas extremas no Sudeste. No meio do mês, o Centro do País pode ter máximas "absurdamente elevadas".

Já no Sul, enquanto uma área de alta pressão em altitude atinge as outras duas regiões, há convergência de umidade com chuvas extremas no Rio Grande do Sul.

Bolha de calor

Uma bolha de calor é responsável pelos aumentos. Ela acontece quando uma área de alta pressão permanece sobre o mesmo local durante um tempo, até semanas, prendendo ar quente por baixo, como uma "tampa de panela", explica a MetSul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilPaís
Matérias Relacionadas