A cidade de São Paulo registrou novo recorde de temperatura máxima em 2023. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 34,8ºC às 16h de sábado (23), superando os 34,7ºC registrados na última sexta-feira, na capital paulista. Para este domingo (24), São Paulo e outras 11 capitais do Brasil têm previsão de máxima igual ou superior a 35ºC, segundo o Inmet.
A onda de calor que atinge quase todo o País será sentida em Rio Branco (AC), Manaus (MA), Porto Velho (RR), Boa Vista (RR) e Palmas (TO), no Norte; Teresina (PI), no Nordeste; Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), no Sudeste; e Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), no Centro-Oeste.
Destaque para Cuiabá (42ºC), Palmas (39ºC) e Campo Grande (39ºC), que devem ter as maiores temperaturas entre todas as capitais.
Quebra de recordes em São Paulo
A capital paulista teve a quarta quebra de recordes de calor em apenas dez dias. No dia 13, a temperatura atingiu 33,3ºC e superou a mais alta até então no ano, de 32,5°C, em 16 de janeiro. No último domingo (17), os termômetros registraram 33,9ºC, mas perdeu o posto cinco dias depois, quando, em 22, a temperatura máxima chegou a 34,7ºC.
Neste sábado, dia que marcou o início da Primavera, o novo recorde de calor foi estabelecido em São Paulo, com 34,7ºC. Segundo o Inmet, o inverno na capital paulista foi o mais quente dos últimos 63 anos. O recorde histórico de calor em São Paulo foi de 37,8°C, registrado em 17 de outubro de 2014.
A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da Prefeitura, é que o domingo possa ser ainda mais quente. “Promete ser um dia de sol forte e muito calor. A expectativa é de um novo recorde de temperatura máxima do ano, que poderá atingir os 36°C no período da tarde. A umidade do ar estará em declínio nas horas de maior aquecimento, com valores mínimos próximos aos 23%”, afirma o CGE.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags