A bolha de calor, que se instalou no RS nesta semana, aumenta o risco de tempestades no Estado. Desde ontem, quando o fenômeno começou a se intensificar, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a chance de temporais em parte do território gaúcho.
Hoje, um segundo aviso de perigo potencial (amarelo) fala em chuva até 50 milímetros, ventos intensos (entre 40 e 60 km/h) e queda de granizo em parte da metade norte do Rio Grande do Sul. O alerta entre em vigor às 14 horas e segue até as 22 horas. O primeiro alerta era válido até as 10 horas desta quarta-feira (15).
LEIA TAMBÉM: Temperaturas altas oferecem risco à saúde; saiba como se proteger
Apesar disso, o Inmet diz que é “baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”.
Entre as áreas afetadas, está a Região Metropolitana de Porto Alegre.
VÍDEO: Chegada do “nordestão” não afugenta veranistas da beira-mar
Bolha de calor
Uma massa de ar quente reforça a bolha de calor que se instalou nesta semana no Estado. O pior do recente episódio de calor extremo está previsto para a quinta e a sexta-feira, segundo a MetSul Meteorologia.
Na quinta-feira (16), as temperaturas vão variar entre 22°C e 36°C. Amanhã, as tempestades de verão devem alcançar mais regiões do RS.
ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
A chuva se espalha na sexta-feira (17), quando pancadas isoladas de verão ocorrerão na maioria das regiões gaúchas, principalmente entre a tarde e a noite. As temperaturas na Grande Porto Alegre poderão alcançar 35°C novamente.
No fim de semana, segue a chance de precipitação na maior parte do Estado, principalmente no fim do dia.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
LEIA TAMBÉM