Uma bolha de calor vai se formar sobre boa parte do território brasileiro nesta semana, elevando os termômetros a máximas entre 43 e 45 graus em algumas regiões. A MetSul Meteorologia diz que alguns recordes de temperatura serão superados e orienta cuidado especial com a saúde, especialmente de crianças e idosos. Veja abaixo uma sequência de perguntas e respostas para entender o que está por vir. As informações são da meteorologista Estael Sias, da MetSul.
CLIQUE AQUI E SAIBA TUDO SOBRE A BOLHA DE CALOR QUE VAI ATINGIR O PAÍS
O que é bolha de calor?
O fenômeno ocorre quando uma região persistente de alta pressão retém o calor sobre uma área. Pode se estender por vários Estados e durar dias ou semanas, deixando as pessoas, a produção rural e os animais sofrendo com o ar quente e estagnado que pode parecer um forno. Pode ser chamada também de cúpula ou domo de calor – heat dome, em inglês.
A MARCA INCOMUM QUE O VALE DO SINOS REGISTROU NESTA SEGUNDA-FEIRA
Quais regiões do Brasil devem ser mais afetadas?
A tendência é que o pior do calor ocorra no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Goiás, Triângulo Mineiro e no Tocantins, mas o calor extremo não vai se imitar a estes Estados ou a estas áreas.
A temperatura deve superar os 40 graus em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Piauí. Não são afastadas marcas acima disso em pontos do Oeste da Bahia, Maranhã e do Sul do Pará. No Rio de Janeiro o calor ficará perto dos 40 graus.
Cidades mais perto da costa do Nordeste, o que inclui a maioria das capitais dos Estadoa ds região, devem escapar da onda de calor extremo. São os casos de Salvador, Recife, Maceió, João Pessoa, Natal e Aracajú, que seguirão com o calor que já tradicionalmente faz.
Quanto tempo vai durar a bolha de calor?
Segundo Estael, o episódio de temperatura excessivamente alta já teve início e a tendência é que o Centro do Brasil siga com calor extremo até o final de setembro e o começo de outubro. O calor muito intenso vai ceder em algumas áreas já no começo da semana que vem, mas em outras deve persistir ao longo da próxima semana.
Para quando está previsto o período mais crítico?
O pico de calor vai variar de um dia para outro, dependendo da região. No geral, a MetSul projeta que o pior do calor ocorra entre o final desta semana e a próxima segunda com máximo de calor em muitas áreas no sábado e no domingo. A temperatura sofrerá uma escalada no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil na segunda metade desta semana. Na quinta e na sexta muitas cidades terão marcas ao redor ou até acima dos 40 graus.
O Sul do Brasil será atingido pela bolha de calor?
Grande parte do Sul do Brasil vai escapar do calor mais extremo. Regiões Leste e Nordeste de Santa Catarina devem ter temperatura muito alta, mas o calor mais forte vai se concentrar na metade norte do Paraná, onde em cidades próximas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo devem ser esperadas máximas perto e acima de 40 graus. Porto Alegre e a maior parte do Rio Grande do Sul terão chuva frequente nos próximos dias, evitando sequência de dias de calor excessivo.
LEIA TAMBÉM