Batom inteligente, bloco de notas em braile e próteses mais confortáveis. Essas são algumas das soluções inovadoras criadas para levar mais acessibilidade para milhares de pessoas com deficiência.
ENTENDA: Primavera começa com temperaturas típicas do auge do verão causadas por onda de calor intensa
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21), foi criado em 2005 para comemorar ps avanços e refletir sobre como as pessoas com deficiência podem superar os desafios diários para se locomover e combater o preconceito.
De acordo com dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o Brasil possui cerca de 18,5 milhões de pessoas com deficiência, número que equivale a aproximadamente 9% da população do pais.
FIQUE DE OLHO: Visita ao Beira Rio e Acampamento Farroupilha: Veja como está a Campanha Salve o Joaquim
Confira algumas das soluções inovadoras criadas até agora que auxiliam milhares de pessoas todos os dias:
Próteses mais confortáveis
Entre as criações, está uma solução para resolver os problemas constantes de adequação das próteses ortopédicas. Para isto, pesquisadores desenvolveram próteses feitas com nióbio, titânio e zircônio.
Elas são capazes de dar mais conforto aos pacientes, além de serem mais compatíveis com o corpo humano em relação às próteses de alumínio. Elas também são mais resistentes.
LEIA MAIS: SETEMBRO DOURADO: Ação leva diversão para falar de coisa séria em Novo Hamburgo
Batom inteligente
Outo exemplo, é o batom inteligente, que consiste em uma máquina que permite a pessoas com deficiência visual ou com deficiência física nos membros superiores o uso do cosmético.
Basta aproximar o rosto em frente à máquina, que ela aplica automaticamente o batom. O equipamento tem um display inteligente que emite sinais sonoros para alertar sobre o início e fim da aplicação.
CONFIRA: Voluntários recolhem recicláveis no Dia Mundial da Limpeza
Bloco de notas em braille
Outra iniciativa é o Notebraille, desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A ferramenta eletrônica consiste em um bloco de notas em braille.
O mecanismo permite que pessoas com deficiência visual possam escrever textos em braille em celulares e computadores. Ele pode ser usado na alfabetização de cegos, no ensino regular e trabalho.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Apoio da Embrapii
Em comum, as iniciativas têm o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
De acordo com Álvaro Prata, presidente da Embrapii, a empresa contribui para a superação dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência.
“A importância de apoiar projetos com tecnologia inclusiva está na oportunidade de permitir que as pessoas possam superar suas deficiências e ter uma vida sem limitações”, afirma.
LEIA TAMBÉM