O Banco Central vai liberar nesta terça-feira (7), às 10 da manhã, o saque de valores esquecidos em bancos. Cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm aproximadamente R$ 6 bilhões a receber.
Os valores podem ser consultados pelo site Valores a Receber (SVR). Até sexta-feira (3), cerca de 15 milhões de consultas foram feitas no sistema. Desse total, a maioria (73%) não encontrou dinheiro esquecido. Há possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.
O sistema foi reaberto na terça-feira (28). A nova fase incluiu fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado. Foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós-pagas encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Além dessas fontes, o SVR engloba os seguintes valores, já disponíveis para saques no ano passado: contas-correntes ou de poupança encerradas; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; tarifas cobradas indevidamente; e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.
*Com informações da Agência Brasil.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags