SUSTO
Avião dos Bombeiros tem princípio de incêndio durante pouso forçado em Santa Catarina
Falha mecânica aconteceu na manhã desta sexta-feira no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages
Última atualização: 06/03/2024 10:15
Um avião do Corpo de Bombeiros teve que fazer um pouso forçado e quase pegou fogo na manhã desta sexta-feira (5) em Lages, Santa Catarina. Segundo a corporação catarinense, a aeronave estava no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo para manutenção rotineira. Quando fez o voo de teste, uma falha no trem de pouso fez com que piloto e comandante levassem o veículo de volta ao chão.
Com o impacto, a aeronave Arcanjo 04 – um avião de modelo Carajá do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) – teve vazamento de combustível. O fato gerou um princípio de incêndio, que foi contido com água e espuma. Conforme a corporação, a medida foi tomada em virtude da presença de querosene, um líquido inflamável.
Uma equipe de plantão dos Bombeiros se direcionou ao local por volta das 11h20. As chamas foram controladas. Os profissionais também fizeram a exaustão da fumaça do interior da aeronave.
O piloto, o tenente Francisco Clemente Scharf Filho, e o comandante da aeronave, capitão Alvaro Luiz Bilher Junior, eram os únicos dentro da aeronave no momento do pouso. Conforme a corporação, ambos estão bem e não tiveram ferimentos. O veículo já foi retirado do Aeroporto.