NOVA SANTA RITA
Após falta de água, chegam três geradores
Equipamentos, que foram instalados pela Corsan, evitam paradas estendidas
Última atualização: 06/01/2024 10:10
Em um dos finais de semana mais quentes do mês de dezembro, com temperaturas causando sensação térmica de 40 graus, moradores dos bairros Caju, Califórnia, Berto Círio e Loteamento Popular passaram 48 horas sem o abastecimento de água. O problema teve início na tarde da sexta-feira (15) e se prolongou durante o sábado (16), quando a falta de energia elétrica afetou a estação de bombeamento de água da cidade. Mas a solução chegou em 2024, via Corsan.
O problema ocorreu na tarde de sexta-feira, 15 de dezembro, quando a falta de energia elétrica afetou a estação de bombeamento de água na cidade e se prolongou durante o sábado,16. “Mais de 30 mil pessoas ficaram sem água e em alguns locais o período foi de 48 horas”, recorda o prefeito Battistella.
Ele afirma que a Corsan não tinha energia alternativa, como é previsto em contrato, o que poderia ter evitado todo o transtorno”. “Era obrigação contratual e, por isso, entramos com uma liminar para que os equipamentos fossem instalados e para que permaneçam no município”. Battistella menciona que o abastecimento está normalizado.
Durante o ocorrido, a comunidade local reclamou também da falta de informações.
O que diz a Corsan
A Corsan, por meio de nota oficial, informa que desde o dia 18 de dezembro estão instalados três geradores de energia elétrica, que estão fixos na cidade e poderão ser utilizados sempre que houver falta de luz no sistema de abastecimento de água. De acordo com a empresa, a instalação foi feita imediatamente após a falta de energia que causou o desabastecimento.
Ainda segundo a Corsan, a Companhia recebeu a notificação da liminar, na quarta-feira (20), quando os equipamentos já estavam disponíveis. Os geradores estão instalados no ponto de captação de água, na estação de tratamento e no Centro de Distribuição de Água.
Nos dias de falta d’água, no fim de 2023, como solução imediata, a Companhia instalou um dos equipamentos e disponibilizou caminhões-pipa até a recuperação do sistema. A ação iniciou no sábado, 16 de dezembro e, pelo bairro Califórnia. Os outros bairros mais atingidos foram Caju, Berto Círio e Loteamento Popular.