abc+

EM SANTA CATARINA

Após 42 anos, família descobre que filha foi trocada na maternidade; saiba qual foi a reação

De acordo com o advogado, ambas as famílias já haviam desconfiado que um erro na equipe do hospital, mas não sabiam como proceder

Após 42 anos, família descobre que filha foi trocada na maternidade; saiba qual foi a reação
Publicado em: 12/09/2023 às 12h:03 Última atualização: 12/09/2023 às 14h:07
Publicidade

Imagina você viver normalmente com os seus pais, e só 42 anos depois descobrir que eles não são seus pais biológicos. Pois é, isso aconteceu com duas famílias de Santa Catarina. Eles tiveram a filha trocada na maternidade, em Joinville, no norte de Santa Catarina. De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o pai teve um AVC ao saber do erro e morreu. A família será indenizada em R$ 300 mil. 

Família descobre que filha foi trocada na maternidade 42 anos depois  | Jornal NH



Família descobre que filha foi trocada na maternidade 42 anos depois

Foto: Divulgação/Secom

Segundo o TJSC, que compartilhou o caso na sexta-feira (8), a troca dos bebês aconteceu na maternidade pública Darcy Vargas, em 1975, e a família só ficou sabendo em 2017. 

Em 2017, a mãe foi procurada por uma mulher que descobriu, por meio de um teste de DNA, não ser filha biológica de quem achava ser. Enquanto procurava outros nascimentos registrados no mesmo dia e local, ela encontrou a moça. 

Em janeiro de 2018 elas fizeram o exame, que chegou ao mesmo resultado. As meninas nasceram com 10 minutos de diferença. 

João Fabio Silva da Fontoura, advogado, atuou com as duas famílias e contou que ambas desconfiaram, em algum momento da vida, de erros da equipe do hospital, mas não sabiam como chegar a respostas efetivas. 

“Até que um momento, por um golpe do destino, a outra família começou a trabalha na casa de um advogado, que o orientou a fazer o teste”, disse. 

Mesmo com o erro do hospital, os laços afetivos não mudaram. 

Decisão judicial  

Conforme a decisão, a falha estatal “repercutiu seriamente ao menos em duas famílias”. “As consequências são daquelas inimagináveis. Não existe, a partir daí, qualquer valor que se aproxime de uma compensação minimamente próxima dos danos suportados pelos autor.”

A indenização de R$ 150 mil para cada uma também considerou a “dor extrema sentida com a tomada de consciência a respeito dos fatos”. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade