O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira (16) que o apagão de terça (15), que afetou o abastecimento de energia em diversos estados, incluindo o Distrito Federal, foi provocado por erros e falhas técnicas. Costa informou ainda que o governo federal pede urgência para detalhamento das causas e que o País vive uma realidade em que há “sobra de energia” e que, inclusive, não há problemas de oferta e demanda, como no passado.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse em coletiva de imprensa na terça que pretendia encaminhar à Polícia Federal a instauração de procedimentos para apurar o ocorrido. Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, Costa relatou que “o ministro cogitou, eventualmente, se não tiver resposta firma, solicitar investigação policial sobre esse episódio para esclarecer”. As informações são do Estadão.
O Tribunal de Contas da União (TCU) deu um roteiro para o governo readmitir contratos e concessões em que houve problema de execução e corriam risco de serem cancelados, ainda de acordo com o ministro da Casa Civil.
O portal afirmou que o Executivo havia feito uma consulta no órgão para reequilibrar contratos e admiti-los de volta.
LEIA TAMBÉM