abc+

SOB INVESTIGAÇÃO

APAGÃO HOJE: Falha teria origem na mesma linha de transmissão do blecaute de 2018

Operador Nacional do Sistema Elétrico indicava que situação se aproxima da normalidade no País neste início de tarde

Jornal VS
Publicado em: 15/08/2023 às 14h:15 Última atualização: 15/08/2023 às 14h:24
Publicidade

O apagão que atingiu 25 Estados e o Distrito Federal no início da manhã desta terça-feira (15) teria começado na mesma linha de transmissão que deu origem ao blecaute de 2018 no País. A informação, ainda preliminar, é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Monitoramento do ONS em tempo real indica, no início da tarde, que o fornecimento de energia está próximo da normalidade no País.

Usina hidrelétrica de Belo Monte | Jornal NH



Usina hidrelétrica de Belo Monte

Foto: Divulgação/MME

Segundo informa o jornal O Globo, a falha desta manhã teria começado na subestação Xingu, que fica na cidade de Anapu (PA), a menos de 20 quilômetros da usina hidrelétrica de Belo Monte. A subestação recebe energia da usina, faz o tratamento técnico da energia e distribui para o restante do Brasil.

O problema exato que teria forçado a parada da subestação ainda é desconhecido. A expectativa é que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, detalhe o assunto em coletiva de imprensa marcada para as 16h30 na sede do ministério, em Brasília.

O que se sabe até agora é que, possivelmente após problema na subestação Xingu, foram desligadas duas grandes linhas de transmissão de Belo Monte, ocasionando falha em cascata. Como o sistema elétrico é inteiramente interligado, uma falha grande no Norte causa um efeito generalizado.

Ainda segundo informações extra-oficiais, na sequência teria havido uma falha na interligação da rede de transmissão entre Nordeste e Sudeste, em um circuito instalado em Imperatriz (MA). Também houve problemas na usina de Tucuruí (PA), que fica ali próximo.

Com a interrupção de Imperatriz, o Nordeste e o Norte deixaram de mandar energia para o restante do Brasil. Como essas regiões estavam “exportando” energia naquele momento para Sul e Sudeste, o restante do País foi atingido.

No Sudeste e Centro-Oeste, que pela manhã não estava gerando energia suficiente para atender toda a demanda, houve acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), que derruba automaticamente o fornecimento de energia em localidades para evitar sobrecarga.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade