Um caso de racismo ocorreu no Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia, no Distrito Federal (DF). Um aluno entregou uma esponja de aço a uma professora negra, alegando ser um presente pelo Dia da Mulher, celebrado em 8 de março. A atitude gerou indignação entre estudantes e a comunidade escolar.
A situação foi gravada dentro de sala de aula por um estudante. Nas imagens, a professora abre o pacote dado por um aluno e se surpreende com uma esponja de aço. Alguns estudantes dão risadas. Constrangida, a professora diz que vai aceitar o presente e diz que “tudo o que vai volta”. Ela agradece o aluno que deu a esponja.
Em nota, a equipe gestora do Centro de Ensino disse que recebeu a denúncia nessa segunda-feira (14) e que a escola se reunirá com o estudante e com a professora para demais esclarecimentos.
A Secretaria de Educação do DF informou que repudia qualquer tipo de preconceito e reforçou o compromisso para a compreensão dos fatos, bem como o suporte dos envolvidos. A secretaria disse, ainda, que a escola tem autonomia para conduzir a apuração do episódio. A produção do Repórter DF procurou o Centro de Ensino 9 de Ceilândia, mas não conseguiu contato.
Aluno dá esponja de aço para professora negra no Dia da Mulher: “Machismo e racismo”
Alunos disseram se tratar de atitude machista e racista contra professora negra, feita por garoto que já mandou colegas “lavarem a louça”
Leia: https://t.co/VRDwHUzMb2 pic.twitter.com/N62ARmUVhK
— Metrópoles (@Metropoles) March 14, 2023
LEIA TAMBÉM