O ciclone extratropical intenso previsto para esta semana traz risco de temporais severos por vários dias na Argentina, Uruguai e no Sul do Brasil.
O pior do fenômeno deve ocorrer na quinta-feira (24), com a pressão se aprofundando perto da costa do Oceano Atlântico.
PREVISÃO DO TEMPO: Veja o que vai acontecer dia a dia
Ao mesmo tempo que a pressão fica baixíssima, “uma linha de instabilidade com temporais forte a severos, especialmente de vento, pode se organizar no Nordeste da Argentina e avançar na quinta pelos estados do Sul do Brasil e o Paraguai”.
Além de chuva forte, os temporais devem ser acompanhados por raios, granizo e vento, que é a maior preocupação pela possibilidade de vendavais fortes.
O alerta da MetSul é para o risco de “fenômenos severos de vento de caráter extremamente isolado”. Além disso, a instabilidade será precedida por temperatura alta, potencializando o risco de tempo severo.
O que esperar do vento
Os episódios de vento muito forte, entre 70 e 90 km/h, devem ser de curta duração, “de minutos”, conforma a meteorologia. Uma segunda situação é que a “atuação do ciclone pode trazer rajadas fortes a intensas por muitas horas seguidas” no final da quinta-feira e na sexta.
Na ocasião, “se espera tempo muito ventoso com rajadas fortes a por vezes intensas por muitas horas, em especial no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul”.
LEIA TAMBÉM