As 44 escolas municipais de ensino fundamental, com cerca de 26 mil alunos, retomaram as aulas nesta segunda-feira (19). Após as férias, as instituições voltam a ter movimento, sons e uma atmosfera de alegria que a maioria dos estudantes não esconde ao reencontrar aquela professora querida ou o coleguinha que é parceiro durante o ano inteiro, nos estudos e na hora do recreio.
Como em todo o início de ano letivo, os alunos, os professores e as equipes diretiva e de apoio vivenciam uma certa expectativa para o recomeço das atividades. Alguns ficam mais ansiosos, especialmente os que estão iniciando a vida escolar. “É o primeiro ano da minha filha. Ela acordou ansiosa, por volta das seis horas, perguntando se hoje era o dia de ir para a escola grande”, contou Deise Moreira, mãe da menina Sarah, de seis anos, que vai cursar o primeiro ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, no turno da tarde.
Para a pequena estudante, abre-se um novo mundo, repleto de aprendizagens, de descobertas e de convivências. E Sarah está animada. “Vou fazer muitos amigos e quero aprender a ler para ficar esperta”, afirmou apequena, minutos antes da sua turminha ser chamada pela diretora Patrícia Gerardt, para fazer a tradicional fila que organiza os alunos para irem para as suas salas de aula. A mãe de Sarah, ao levar a filha para a escola, relembrou o frio na barriga que sentia todo o início de ano. Mas estava confiante de que a filha tiraria de letra esse primeiro dia. “Ela não é de chorar, é extrovertida”, descreveu.
Retorno à escola é um momento especial
A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, Patrícia Gerardt preparou uma recepção especial para os seus 980 alunos. Eles foram recepcionados com música e receberam pirulitos com um cartãozinho para marcar a volta às aulas. Aos cem alunos novos que chegaram à escola para cursar o primeiro ano, o mimo teve o acréscimo de um lápis e de uma pequena medalha de boas-vindas. A diretora acredita que tornar esse momento especial faz diferença na vida dos estudantes. “Penso que o retorno às aulas deve ser acolhedor para todos, mas em especial para quem está chegando à nossa comunidade escolar”, destacou. Patrícia comenta que 2024 começou com a equipe unida e animada, com cada profissional disposto a fazer a sua parte para tornar o ano muito rico em aprendizagens.
À espera do material escolar e do uniforme
Angélica Souza, mãe das gêmeas Ângela e Clarice, seis anos, que também iniciam a vida escolar na Emef Santos Dumont, este ano, comentou que ela e as filhas estão na expectativa de receber o material escolar e o uniforme. “Com os temporais, um atrás do outro, tivemos muitos gastos e só consegui comprar as mochilas. Elas trouxeram cadernos e lápis que sobraram do ano passado”, contou. Segundo a secretária municipal de Educação, Leany Maria de Conti, todos os alunos da rede municipal receberão os kits com materiais escolares, uniformes e ferramentas tecnológicas, nos próximos dias. No pós-temporal, ainda segundo Leany, todas as escolas passaram por limpeza e as que passaram por danos passaram por reformas, manutenção e melhorias. A educação pública de Canoas conta com 39 escolas municipais de Educação Infantil (Emeis), 44 de Educação Fundamental (Emefs), 65 escolas credenciadas e dois Centros de Educação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia).
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags