CORONAVÍRUS

Acabou a Covid? Entenda a diferença entre emergência sanitária e pandemia

Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) que a doença não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional

Publicado em: 05/05/2023 14:46
Última atualização: 06/03/2024 10:18

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) que a Covid não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Mas afinal, isso significa que a pandemia acabou?


Acabou a Covid? Entenda a diferença entre emergência sanitária e pandemia Foto: Arquivo

O virologista Fernando Spilki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale, explica que a emergência sanitária não é o mesmo que pandemia. "A emergência sanitária é o estado de atitude, de atenção, determinado a partir da Organização Mundial da Saúde e atendido pelos países que fazem parte."

Segundo Spilki, "esse evento marca uma transição em que a doença não está em um nível de atenção mais elevado do que outras preocupações importantes que já temos". Dessa forma, a preocupação da OMS com a doença causada pelo coronavírus se torna parecida com a com outras como gripe e dengue.

O virologista acrescenta que a pandemia ainda não acabou pois a Covid "continua sendo uma doença importante". "A gente continua tendo números relevantes em termos de casos, ainda é uma doença que registra ainda uma causa importante de morte nos países."

"A emergência sanitária é o nível elevado de resposta que, a partir de agora, parece não ser mais necessário a partir da avaliação da Organização Mundial da Saúde", conclui.

Diferença entre surto, endemia, epidemia e pandemia

Surto: ocorre quando há aumento localizado do número de casos de uma doença. Como explica a diretora do Laboratório de Virologia do Instituto Butantan, Viviane Fongaro Botosso, "é possível ocorrer um surto de uma doença até dentro de um hospital, causado, por exemplo, por uma infecção hospitalar".

Endemia: ocorre quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela. A dengue tem caráter endêmico no Brasil, porque ocorre durante o verão em certas regiões.

Epidemia: é quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em diversas regiões, Estados ou cidades, porém sem atingir níveis globais.

Pandemia: é quando uma enfermidade atinge níveis mundiais. Ou seja, quando determinado agente se dissemina em diversos países ou continentes e pode afetar um grande número de pessoas. Quem define quando uma doença se torna esse tipo de ameaça global é a OMS.

Uma pandemia pode começar como um surto ou epidemia. Dessa forma, é possível entender que surtos, pandemias e epidemias têm a mesma origem. Porém, o que muda é a escala da disseminação da doença.

Com informações do Instituto Butantan.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilMundo
Matérias Relacionadas