Já pensou em ficar sem comer carne por um dia? Que tal começar durante o Dia Mundial Sem Carne? Comemorada nesta quarta-feira (20), a data é comemorada pela comunidade vegana. E se apenas consumisse alimentos que você já costuma comprar, mas não sabe?
A ONG Farm Animal Rights Movement (Farm) foi quem criou a data, em 1985, nos Estados Unidos. Ela é comemorada todos os anos na comunidade vegana, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). No Brasil, são 30 milhões de vegetarianos e em torno de 7 milhões de veganos, segundo pesquisa da SVB e Ipec, em 2018.
Apesar da percepção que algumas pessoas têm sobre comidas veganas, principalmente de que são sem gosto ou ruins, existem muitos alimentos que são muito consumidos por grande parte da população não-vegana, que apenas não sabe da composição.
Confira os 7 alimentos:
1. Ruffles
Apenas o sabor Original, no entanto, já que todos os outros possuem algum ingrediente de origem animal.
2. Lay’s
Novamente, apenas o sabor original e Sal e Vinagre. Os outros possuem outros ingredientes.
3. Passatempo
Apenas o sabor chocomix, sem recheio.
4. Oreo
O biscoito original e o sabor chocolate não possuem ingredientes de origem animal.
5. Pringles
O sabor original não tem qualquer ingrediente de origem animal.
6. Doritos
O sabor Sweet Chilli possui apenas ingredientes vegetais. Sobre outros sabores, é preciso verificar.
7. Paçoquita
A paçoca da Paçoquita é vegana.
Vegano ou não?
Dentro da comunidade vegana, há ainda discussões sobre o consumo ou não de alguns destes alimentos e se podem ser considerados veganos.
Sobre as bolachas Passatempo chocomix sem recheio ou Oreo, por exemplo, algumas pessoas afirmam que é um produto vegano por não possuir qualquer ingrediente de origem animal.
LEIA TAMBÉM
No entanto, há pessoas que divergem e afirmam que o veganismo vai além da composição e processo do alimento, mas também de como a empresa trata os animais, se há ou não exploração, independente do produto.
De fato, esses produtos não são feitos pensando na comunidade vegana. Assim, é importante ficar de olho para saber se é viável consumir ou não.