REFERÊNCIA LEITEIRA

Prêmio reconhece empenho e qualidade da produção leiteira gaúcha

A terceira edição do Prêmio Referência Leiteira ocorreu durante a 47ª Expointer, com distribuição de troféus a propriedades que entregam leite para a indústria

Publicado em: 29/08/2024 00:00
Última atualização: 03/09/2024 13:44

Como forma de incentivo e reconhecimento a produtores de leite do Rio Grande do Sul, o Prêmio Referência Leiteira entregou troféus no dia 29 de agosto, durante a 47ª Expoiner.


Produtores rurais do setor leiteiro que recebem prêmio da Sindilat durante a Expointer Foto: Susana Leite/GES-Especial

Este foi a terceira edição do prêmio, que é realizado pelo Sindicato da Indústrias de Laticínios e Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), com a Emater e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

GADO LEITEIRO: É de Salvador do Sul a grande campeã da raça holandesa na 47ª Expointer

Os grandes vencedores foram a Agropecuária Zambiasi, que se destacou como Propriedade Referência em Produção de Leite nos sistemas à base de pasto; e a Cabanha DS, entre as propriedades de semiconfinamento ou confinamento.

Além disso, foram reconhecidos os Cases de Sucesso em categorias como sustentabilidade ambiental; bem-estar animal; protagonismo feminino; e sucessão familiar. O destaque foi para a Agropecuária Zambiasi, que venceu também o case de sucesso na sucessão familiar.

Conheça os vencedores do 3º Prêmio Referência Leiteira:

Categoria: Propriedade Referência em Produção de Leite nos Sistemas à base de pasto

1º Lugar: Agropecuária Zambiasi, de Coqueiros do Sul, fornecedora de leite da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL).
2º Lugar: Agropecuária Trentin, de Cruzaltense, fornecedora de leite da Cooperativa Agroindustrial Alfa.
3º Lugar: Daniel Roque Faciochi, de Dois Lajeados, fornecedor de leite da Cooperativa Santa Clara.

Categoria: Propriedade Referência em Produção de Leite nos Sistemas de semiconfinamento ou confinamento

1º Lugar: Cabanha DS, de Vila Lângaro, fornecedora de leite da Unibom Indústria de Alimentos.
2º Lugar: Granja Baldasso, de Carlos Barbosa, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara.
3º Lugar: Breunig Agricultura e Pecuária, de Condor, fornecedora de leite do Laticínios Heja.


Categoria de Cases de Sucesso:

Inovação – Fazenda Trevisan, de Farroupilha, com o trabalho “Pioneirismo no estado em produção e industrialização de leite tipo A exclusivamente A2A2”, que produz leite para industrialização própria.

Gestão da Atividade Leiteira – Agropecuária Nova Esperança, de Vespasiano Corrêa, com o trabalho “Papel da gestão de processos e pessoas na viabilização financeira da atividade leiteira”, fornecedora de leite da Dália Alimentos; e Granja Margarida, da cidade de Carlos Barbosa, com o trabalho “A Gestão da Atividade Leiteira como um Instrumento de Desenvolvimento da Propriedade Rural”, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara.

Sustentabilidade Ambiental – Pastoreio Agropecuária, de Santa Maria, com o trabalho “Produção de leite a base de pasto no Bioma Pampa, viabilizando a bovinocultura leiteira em bases sustentáveis”, fornecedor de leite da Cooperativa Central Gaúcha LTDA (CCGL).

Bem-estar Animal – Granja Grespan, de Carlos Barbosa, com o trabalho “Indo além dos cinco princípios básicos de Bem Estar Animal”, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara.

Protagonismo Feminino – Granja Santo Antônio, Rosane Saibel, de Carlos Barbosa, com o trabalho “O Amor e Poder”, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara.

Sucessão Familiar – Agropecuária Zambiasi, de Coqueiros do Sul, com o trabalho “Trajetória de continuidade Familiar da Agropecuária Zambiasi”, fornecedora de leite da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL).

Reconhecimento ao trabalho no setor leiteiro

Um dos coordenadores do Prêmio Referência Leiteira, o zootecnista na Emater Jaime Eduardo Ries defende que o reconhecimento aos produtores valoriza o trabalho de quem atua num setor que, ao longo dos anos, vem diminuindo.

LEIA TAMBÉM: Naturovos anuncia investimento que ampliará a produção e vai gerar empregos

“É importante num cenário de que as vezes parece tão difícil para os produtores de leite, uma quantidade grande de produtores deixando a atividade, demonstrar que tem pessoas que, mesmo em momentos de dificuldade, conseguem crescer, serem eficientes e produzir com muita qualidade”, comenta Ries.


Darlan Palharini, do Sindilat, e Jaime Eduardo Ries, da Emater Foto: Susana Leite/GES-Especial

O representante da Emater também destaca o conhecimento dos produtores, enfatizando que dominar os processos e investir em gestão geram resultados positivos. “A grande maioria dos estabelecimentos tem jovens na propriedade e isso é fundamental para que a família invista e tenha uma perspectiva de continuidade. Diria que o insumo principal é o conhecimento.”

Neste ano, o 3º Prêmio Referência Leiteira recebeu a inscrição de 72 iniciativas que disputaram a premiação, entre 50 inscritas em Propriedade Referência em Produção de Leite, e 22 em Cases de Sucesso.

“Esse prêmio vem para mostrar ao grande público que temos hoje propriedades que cuidam muito da sustentabilidade, que cuidam do bem-estar animal, além de manter a lucratividade para poder tocar seus negócios”, assinala Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas