O tom de cobrança ao governo federal fez parte da tônica dos discursos durante o lançamento da 47ª Expointer. A cerimônia de lançamento, realizada na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), localizada no Parque de Exposições Menino Deus em Porto Alegre, contou com a presença de secretários do governo, além de deputados e do próprio governador Eduardo Leite (PSDB).
LEIA TAMBÉM: Grupo Sinos entrega medalha Brava Gente durante a Expointer
Leite voltou a criticar a demora nas ações do governo federal no auxílio ao Estado. “O que temos salientado é que as medidas que têm sido anunciadas não tem se efetivado na ponta. Não acho que seja má intenção do presidente e dos ministros, mas não estão conseguindo atender, e nos causa desconforto uma propaganda maior do que tem sido entregue”, afirmou o governador.
Mesmo com as críticas, Leite buscou minimizar disputas políticas em relação ao tema da recuperação e rechaçou a ideia de que as dificuldades, especialmente para o agronegócio, se tratem de algum tipo de vingança da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Não acredito que tenha qualquer relação ou com qualquer tipo de interesse político de contrapor grupos que não estejam alinhados politicamente”, afirmou o governador, que também garantiu já ter enviado convite oficial para o presidente participar do evento.
Perspectivas
Vivendo ainda as consequências das cheias de maio, os organizadores da Expointer evitaram fazer projeções em termos de resultados para este ano. Mesmo assim, o secretário de Agricultura, Clair Kuhn, se mostrou otimista. “A procura (de expositores) tem seguido os padrões da feira passada, a expectativa é que cada um dos co-promotores possam trazer essa informação (completa) em seguida.”
O Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), em Esteio, abre as portas no dia 24 de agosto para a Feira que seguirá até o dia 1º de setembro, e de acordo com o secretário já possui um crescimento, de 25%, na busca para expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar.
VEJA MAIS: BR-116: Presidente Lula estará em São Leopoldo e Porto Alegre nesta semana
Além do crescimento em relação à agricultura familiar, outro número que já é maior é em relação a presença de animais, um dos grandes atrativos da Feira. Participarão do evento 1,34 mil animais rústicos, aumento de 69% em relação ao ano passado.
Kuhn se mostra otimista também graças à situação do agronegócio em outros estados e também em outros países. “O Rio Grande do Sul está com grandes dificuldades, mas o restante do país a agricultura não está com essas dificuldades, então as vendas são internacionais e nacionais”, projetou.
Anúncios e transporte
Durante os dias de Expointer, o governo do Estado espera fazer novos anúncios para o agronegócio. Mesmo sem detalhar o que deve ser anunciado, o governador apontou que as medidas devem ser a respeito das políticas de irrigação. As medidas a serem anunciadas serão voltadas para agilizar licenciamentos e facilitar o acesso a crédito para irrigação.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Uma dificuldade extra neste ano é em relação ao transporte, já que o Trensurb ainda não está operando em Porto Alegre. De acordo com o Kuhn, para compensar essa dificuldade serão colocados ônibus extras à disposição. Os mesmo devem partir da Capital dos pontos de onde já saem atualmente em direção à Estação Mathias Velho, contudo, as linhas deverão ir diretamente para o Parque de Exposições Assis Brasil.
Festival
O tema dos transportes deve ser uma preocupação extra já que neste ano a Expointer também terá o Festival Sou do Sul. O evento vai acontecer dentro do pátio da Feira, mas sem cobrança extra de ingressos, e receberá atrações nacionais e estaduais. Os shows nacionais acontecem nos dias 24, 25 e 26 de agosto.
A proposta é repetir parte da programação do Festival Salve o Sul, organizado pela cantora gaúcha no dia 11 de junho. Ela inclusive é uma das atrações confirmadas durante a Expointer, que também terá as duplas Maiara & Maraísa e Fernando & Sorocaba subindo ao palco com artistas gaúchos. O nome leva o título da música composta por Elton Saldanha, que cedeu gratuitamente os direitos autorais para o evento.
LEIA TAMBÉM