Começou a colheita do melão gaúcho em Nova Santa Rita, na Grande Porto Alegre. E a qualidade das primeiras frutas comercializadas aponta para uma boa safra, avaliam Emater-RS/Ascar e Prefeitura.
Nova Santa Rita cultiva aproximadamente 60 hectares de melão. Para este verão, a expectativa das cerca de 30 famílias produtoras é colher em torno de mil toneladas.
O clima é de otimismo entre os fruticultores. Envolvido com a produção de melão desde a juventude, Daniel Silveira da Rosa, 59 anos, adianta que a fruta está mais doce e com tamanho ideal neste início de colheita.
“É uma safra de muita qualidade. Apesar de termos reduzido a área cultivada, com apenas três hectares, projetamos uma colheita de 18 a 20 toneladas por hectare”, comenta o agricultor.
Diante do cenário promissor, ele inclusive avalia a possibilidade de cultivar mais um hectare de melão, com colheita prevista para março do próximo ano. Rosa comenta que, para os consumidores, a expectativa é de preços dentro da normalidade.
O secretário municipal de Agricultura de Nova Santa Rita, Cleomar Pietroski, diz que parte da área onde se concentra a produção de melão no município foi atingida pelas últimas enchentes, exigindo esforço na recuperação do solo.
“Através de programas de entrega de insumos, patrulha agrícola e melhorias em estradas rurais, conseguimos criar condições para que os produtores retomassem seus cultivos com sucesso”, garante, destacando o espírito de “trabalho coletivo”.
O prefeito Rodrigo Battistella diz que a colheita do melão simboliza resiliência e superação. “Nosso município mostra mais uma vez a força de sua comunidade rural. Com o empenho de todos, conseguimos transformar um cenário de adversidade em um momento de celebração”, frisou.
LEIA TAMBÉM