AGRONEGÓCIO

EXPODIRETO: Bicentenário da imigração alemã e agricultura sustentável na programação internacional

Expodireto Cotrijal tem pavilhão voltado a delegações do exterior; feira recebe visitantes de 60 países

Publicado em: 04/03/2024 23:52
Última atualização: 04/03/2024 23:52

A 24ª Expodireto Cotrijal começou nesta segunda-feira (4) e vai até sexta (8), em Não-Me-Toque, com a expectativa de receber pelo menos 320 mil visitantes vindos de 60 países. Não por acaso, a feira tem um pavilhão voltado às delegações internacionais.


Homenagem pelos 200 anos da imigração alemã na Expodireto 2024 Foto: Divulgação

Neste ano, a programação do pavilhão internacional visa aproximar o Brasil do debate global sobre a importância da agricultura sustentável e o papel do país na segurança alimentar mundial.

Nesta segunda-feira (4), uma exposição no local também celebrou o bicentenário da imigração alemã, ressaltando os laços culturais profundos entre ambas as nações e como isso contribuiu para o desenvolvimento do País.

“São 200 anos de relações que se fortalecem e se intensificam seja no campo político, econômico ou cultural. Aqui no Rio Grande do Sul, sempre me impressiona o número de pessoas que falam alemão, que tem um vínculo com a cultura alemã, e isso depois de cinco, seis ou sete gerações de imigração", disse Marc Bogdahn, cônsul-geral da Alemanha.

"A gente olha também para o presente e para o futuro, porque são inúmeras as oportunidades entre nossos países. Nosso último grande encontro foi a reunião dos dois governos em Berlim, no dia 4 de dezembro de 2023, onde foram assinados muitos acordos bilaterais na área econômica, agrícola, ambiental, para fortalecer ainda mais essas relações", celebrou.

A parceria entre os dois países esteve em destaque, especialmente considerando o cenário de negociações para o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, que permeia discussões econômicas e ambientais relacionadas ao agronegócio.

“A Alemanha é a favor da assinatura deste acordo, desde o início. As negociações continuam, sabemos que não são simples, mas esperamos e estamos otimistas de que esse acordo, no final das contas, vai vir à luz. E com isso esperamos a fortificação das relações tão boas entre o Brasil e a Alemanha, uma vez que o Brasil é o único parceiro estratégico da Alemanha na América Latina”, afirma Bogdahn.

O pavilhão também realizou outras palestras no primeiro dia, tratando de temas como reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas por meio do bambu, apresentado como fonte de geração de renda para o produtor rural. Além disso, foram discutidos o uso de extratos vegetais e as oportunidades relacionadas aos coagulantes orgânicos, destacando sua viabilidade ambiental, econômica e social.

O evento também trouxe à tona o futuro da pulverização agrícola e as principais tecnologias usadas em outras países para controle de pragas e doenças com mais precisão. Ao longo da semana, o Pavilhão Internacional visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os participantes nacionais e internacionais, fortalecendo as relações e impulsionando as oportunidades de negócio entre os países.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas