abc+

CONTROLE FITOSSANITÁRIO

Entenda por que as lavouras de soja em estão período de "vazio sanitário"

Plantações de todas as regiões do Rio Grande do Sul devem cumprir a medida estabelecida pelo Ministério da Agricultura

SUSANA DA SILVA LEITE
Publicado em: 04/07/2024 às 15h:04 Última atualização: 04/07/2024 às 15h:16
Publicidade

Desde quarta-feira (3), até o dia 30 de setembro de 2024, nenhum produtor rural poderá manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento.

Essa determinação, chamava de vazio sanitário, instituída pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) como uma das medidas fitossanitárias para o controle da ferrugem da soja.

Plantações de todas as regiões do Rio Grande do Sul devem cumprir a medida estabelecida pelo Ministério da Agricultura | abc+



Plantações de todas as regiões do Rio Grande do Sul devem cumprir a medida estabelecida pelo Ministério da Agricultura

Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi

O que é a ferrugem da soja?

Segundo informações da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), o vazio sanitário é um período de, no mínimo 90 dias, em que não se pode plantar nem manter vivas plantas de soja, independentemente da fase de desenvolvimento.
Essa medida fitossanitária ajuda no controle da ferrugem asiática da soja. É uma causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. “O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte”, informou a Aprosoja.

Plantio da soja no RS

A partir de 1º de outurbo de 2024, até 28 de janeiro de 2025 ocorre a semeadura da soja prevista para o Rio Grande do Sul, referente à safra 2024/2025.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade