Durante a pandemia, o casal Jairo Knob e Dalavana Luft decidiu começar um novo empreendimento. Era preciso encontrar um trabalho em que eles pudessem ficar mais em casa. Surge em 2020 a agroindústria Knob’s Haus, no centro de São José do Hortêncio, que une o trabalho na roça de Jairo com os preparo da cozinha de Dalvana.
Da alternativa de renda na pandemia para as grandes feiras de agricultura familiar do Rio Grande do Sul, a agroindústria vive a experiência de um verdadeiro laboratório para as geleias e doces no contato direto com o público das feiras.
Na primeira semana de março, Jairo e Dalvana levarão pela primeira vez os produtos da agroindústria para a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Ainda em março, eles participam pela segunda vez da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo.
“A expectativa é sempre grande, sempre procura mostrar o produto da gente, não só a Expodireto, a Afubra, a Expointer são feiras importantes para nós que temos agroindústrias, porque lá a gente consegue enxergar o que mais tem procura, qual é a direção que os produtos estão tomando, o que mais vende, é um termômetro do que é bom e do que é ruim, para saber avaliar a direção que nossos produtos estão tomando. será uma alegria participar da Expodireto.”
Vinte sabores diferentes
Na propriedade da família são cultivadas as frutas e também são produzidas as geleias. Knob assegura que todo o processo é artesanal, feito praticamente à mão. A agroindústria produz 20 sabores diferentes de geleias e doces de frutas, entre elas opções gourmet e sem açúcar. Mas não são só as frutas que se transformam em geleia.
Um dos destaques da produção também está nas geleias de alho com vinho tinto, cebola roxa caramelizada no balsâmico, morango com pimenta e tomate com manjericão. Ainda tem a linha de chimias coloniais e os doces em calda.
LEIA TAMBÉM