AGRONEGÓCIO

Começa a colheita da safra recorde de soja no Rio Grande do Sul

Levantamento da Emater/RS-Ascar diz que 1% dos 6,68 milhões de hectares plantados já foi colhido

Publicado em: 14/03/2024 18:33
Última atualização: 14/03/2024 18:35

Começou a ser colhida nesta semana de calorão a safra de soja 2023/2024 do Rio Grande do Sul, que promete resultado recorde. Segundo levantamento semanal da Emater/RS-Ascar, 1% dos 6,68 milhões de hectares plantados já foi colhido. No geral, as lavouras apresentam bom desenvolvimento em todas as regiões do Estado.


Colheita da soja já começou no município de Tiradentes do Sul Foto: Charles Wohlschick/Emater

Segundo a Emater, 65% das lavouras de soja do RS estão em fase de enchimento de grãos e 19% em maturação. Ao contrário da safra passada, impactada por forte estiagem, desta vez o clima está ajudando. A única exceção é a região sudeste, na Campanha, onde a chuva ficou abaixo do necessário ao longo da safra.

Durante a 24ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, a Emater anunciou que esta safra deverá render 22,2 milhões de toneladas de soja no Estado. A produtividade é estimada em 3.329 quilos por hectare.

Colheita do milho está bem avançada

Ainda segundo a Emater, a colheita da safra de milho já chega a 72% da área cultivada, que é estimada em 812.795 hectares. O trabalho não avançou muito nos últimos dias porque as unidades de recebimento e beneficiamento do grão estão se preparando para a safra de soja, o que leva à suspensão do recebimento da safra de milho.

Cerca de 10% do arroz gaúcho já foi colhido

Outra importante cultura de verão no Rio Grande do Sul é a do arroz. Segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), 10% da safra já foi colhida. A área plantada nesta safra foi de 900,2 mil hectares. Com produtividade prevista em 8.325 quilos por hectare, a expectativa é colher 7,49 milhões de toneladas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas