Começou a ser colhida nesta semana de calorão a safra de soja 2023/2024 do Rio Grande do Sul, que promete resultado recorde. Segundo levantamento semanal da Emater/RS-Ascar, 1% dos 6,68 milhões de hectares plantados já foi colhido. No geral, as lavouras apresentam bom desenvolvimento em todas as regiões do Estado.
Segundo a Emater, 65% das lavouras de soja do RS estão em fase de enchimento de grãos e 19% em maturação. Ao contrário da safra passada, impactada por forte estiagem, desta vez o clima está ajudando. A única exceção é a região sudeste, na Campanha, onde a chuva ficou abaixo do necessário ao longo da safra.
Durante a 24ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, a Emater anunciou que esta safra deverá render 22,2 milhões de toneladas de soja no Estado. A produtividade é estimada em 3.329 quilos por hectare.
Colheita do milho está bem avançada
Ainda segundo a Emater, a colheita da safra de milho já chega a 72% da área cultivada, que é estimada em 812.795 hectares. O trabalho não avançou muito nos últimos dias porque as unidades de recebimento e beneficiamento do grão estão se preparando para a safra de soja, o que leva à suspensão do recebimento da safra de milho.
Cerca de 10% do arroz gaúcho já foi colhido
Outra importante cultura de verão no Rio Grande do Sul é a do arroz. Segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), 10% da safra já foi colhida. A área plantada nesta safra foi de 900,2 mil hectares. Com produtividade prevista em 8.325 quilos por hectare, a expectativa é colher 7,49 milhões de toneladas.
LEIA TAMBÉM